O QUE DIZEM SOBRE NÓS



"O trabalho sistemático - na área de formação de leitores - realizado pela Secretaria de Educação e Cultura de Parnamirim merece ser conhecido e reverenciado por toda sociedade potiguar.

São muitas as ações de formação de mediadores de leitura, democratização do acesso ao livro, criação de bibliotecas em escolas, leitura pública, além da criação de um marco legal, na direção de consolidar a sua política pública do livro e leitura. Merece especial atenção os esforços empreendidos para colocar o livro nas mãos dos seus munícipes e para revigorar a biblioteca pública que tão logo esteja pronta consolidará uma rede articuladora de bibliotecas escolares e comunitárias."

Claudia Santa Rosa, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE)

~ ~ ~ ~




"O projeto Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" que é desenvolvido em Parnamirim está sendo muito importante e motivador para todos os professores, uma vez que os coordenadores dão o seu próprio exemplo, enquanto leitores apaixonados pela leitura e pelos livros, e encantam a todos: alunos, professores e mediadores. É um projeto inovador que contribui, com certeza, para a elevação da aprendizagem dos alunos,

e o mais importante, para desenvolver o gosto pela leitura literária. Sou apaixonada pelo projeto, pelos livros, pela literatura. Não sei viver sem eles..."

Francisca Gracileide de Oliveira, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ivanira Paisinho)

~ ~ ~ ~




"No Brasil, o índice de leitura ainda é baixo, se comparado aos países que formam o continente europeu.

O brasileiro comum lê, em média, quatro livros ao ano. Para reverter este quadro é preciso o engajamento de toda a sociedade civil organizada em parceria com o Poder Público.

O município de Parnamirim/RN, através da Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC, vem desenvolvendo o projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" que, gradativamente, tem elevado os índices de leitura, colocando o município na vanguarda das ações voltadas para a promoção da leitura."

(Eduardo Gosson, presidente da União Brasileira de Escritores-UBE/RN)

~ ~ ~ ~




"Enquanto gestores da educação - na sua maioria - não atendemos a todos os desafios que nos são postos a realizar para a verdadeira formação do ser humano, no que se diz respeito a educação. Mas tenho que reconhecer que a Secretaria de Educação de Parnamirim está fazendo acontecer nos cantos e recantos das escolas quando realiza um dos maiores desafios que considero que é o Projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" - somente através dela, e por ela, elevaremos os índices sejam de alfabetização ... a consciência política do cidadão. Parabéns a equipe e principalmente a Angélica Vitalino, me deslumbrei com sua capacidade profissional.

(Edineide Almeida, presidente da UNIDIME - União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte)

~ ~ ~ ~




"Há dois anos participo do Projeto "Parnamirim um Rio que Flui para o Mar da Leitura", do qual tenho muito orgulho. À frente do mesmo tem uma equipe incentivadora, organizada, comprometida, que veste a camisa e acredita no que faz. Em cada encontro há sempre aprendizado, um livro novo, uma referência literária, uma partilha de experiência. Através do Projeto já tive a oportunidade de participar de vários eventos: seminários, saraus, lançamentos de livros, feiras literárias, fóruns, conhecer escritores renomados como Roseanna Murray, Celso Sisto, Roger Melo, entre outros grandes nomes da literatura nacional e internacional. Me considero uma mediadora que se completa a cada formação, compartilhando objetivos e ações de leitura literária. Fico feliz com os resultados quando vejo situações reais de aprendizagem expressa em nossos alunos".

(Francilene Nunes, mediadora de leitura da Escola Municipal Íris de Almeida)

~ ~ ~ ~




"O Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” se voltou especificamente para a promoção da leitura literária e a formação do professor-leitor/aluno-leitor, como parte essencial da profissionalidade docente e da busca de transformações e melhoria da escolas públicas que compõem os sistemas de educação do município de Parnamirim (nosso 'Rio pequeno'). Isso significa que a elaboração e desenvolvimento do projeto foram norteados por concepção de formação profissional docente e por concepções de leitura e formação de leitor como processos de desenvolvimento que são desencadeados a partir de situações significativas de sensibilização, reflexão, conscientização, a partir das quais a necessidade de desenvolvimento do leitor se instala, tornando-se, gradativamente, base reforçadora para o esforço de busca de compreensão do próprio trabalho e/ou do próprio ato de ler."

(Maria Eugênia de Moura Furtado – Coordenadora de Gestão Escolar e Desenvolvimento Escolar da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim)

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato