Restaurante Literário leva o escritor José de Castro a Escola Manoel de Paiva
07:52:00Rio de Leitura Quando um escritor vai à escola, acontecem trocas de experiências e conversas que vão além do conteúdo do livro por ele escrito. Assim foi a ida de José de Castro à Escola Municipal Manoel de Paiva, no dia 20 de agosto de 2019. A entrada para o Restaurante Literário eram poemas sussurrados emoldurados por uma cortina de marias-farinhas em origami: tudo inspirado a partir das obras do escritor homenageado. Na cozinha, a culminância com uma exposição de todas as turmas do turno matutino, deliciosamente preparada pelas professoras da instituição, depois de um bimestre inteiro de trabalho.
Depois, a vida começou a ser temperada, trazendo, no prato principal, poemas lidos dos livros "A Cozinha da Maria Farinha", "Meu Amigo Paladar" e "Poemares", dentre outros do escritor, que é Cônsul da Poesia em Parnamirim e, também, a apresentação de sua biografia, trazendo à memória seus primeiros livros lidos, sua irmã, que o alfabetizou e sua carreira como jornalista.
A vinda das crianças leitoras da Escola Municipal Jacira Medeiros - que tem José de Castro como patrono de sua biblioteca escolar - foi também uma surpresa emocionante para o escritor.
Depois, o escritor dialogou com toda a comunidade escolar e pôde autografar seus livros. Certamente, um ato literário que não iniciou nem se encerrou nesta terça-feira e não se encerra na escola. Encontros de crianças com os autores podem abrir o apetite na aquisição ou consolidação do gosto pela leitura, ainda mais quando é saborosa assim. Parabéns a Jarlene Carvalho, mediadora de leitura da Biblioteca Escolar Hailton Mangabeira, e todos os que fazem a Escola Manoel de Paiva.
0 comentários