Humanização através do texto literário

15:05:00Rio de Leitura


          Ainda, no nosso país, a grande massa não lê.  Não por ausência de capacidade, e sim porque estão alijados do direito à leitura.  A literatura realizada pelo homem, por ele deve ser consumida, independente de que posição este homem ocupe.  

         A partir deste pensamento, a Escola Municipal Neilza Gomes, em celebração a Semana Nacional da Leitura, levou uma representação de alunos para o LEAN, um lar de idosos do município, socializando com uma camada da sociedade ainda vista como etapa relacionada à decadência, declinação e antecessora da morte. 

          As crianças que, também, comemoram o seu dia nesta semana, foram presenteadas com momentos muito especiais.  Obras ligadas ao tema “terceira idade” como “O Grande Rabanete” de Tatiana Belinky, "Quem faz os dias da semana" de Lúcia Pimentel Goís, "Fazedor de Amanhecer" de Manoel de Barros, no resgate das memórias, foram compartilhadas sob muita admiração e emoção. 

          A literatura, então, neste último dia 09 de outubro, unificou gerações e, oportunizou a leitores – de idades várias – para (re)organização de emoções e percepção da beleza da vida.  Talvez seja esta uma das maiores missões da instituição escolar: desenvolver, nos seus, a quota de humanidade - perdida há algum tempo.  

          As fotos abaixo fazem o resgate de um dos momentos mais sublimes ligados ao propósito do projeto, que é formar sujeitos sociais, devidamente humanizados. (Se é que emoções podem ser captadas com clickes...)

A Partilha


O Contentamento

A honra às cãs
A empatia

O dever cumprido


Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato