O livro no cenário virtual: desafios e propostas para o Ensino Fundamental ll das escolas municipais
10:23:00Rio de LeituraNa pauta, entre outros pontos, discutimos como continuar a inserir, nas instituições escolares, a leitura literária para os adolescentes. Entendemos que este é um público desafiador, uma vez que há uma diversidade midiática influenciadora que atrai o adolescente para este cenário virtual. Precisamos, portanto, continuar confiantes de que o objeto livro é poderoso em sua missão – um instrumento que promove o prazer, isto é, quando adequadamente compartilhado.
A leitura literária, sendo uma arte, tem todas as condições de oferecer aos leitores a capacidade de fazer inferências com a sua realidade e despertar o aluno para a inserção social e autonomia do sujeito.
Acreditamos, portanto, que os adolescentes são essencialmente questionadores. Precisamos aproveitar esta oportunidade para dar voz às suas demandas como um tipo especial de leitor. Desta forma, inserir a leitura literária para adolescentes é uma maneira que faz com que os adolescentes possam exercer seu protagonismo.
0 comentários