O livro no cenário virtual: desafios e propostas para o Ensino Fundamental ll das escolas municipais

10:23:00Rio de Leitura

          Uma Confraria de Leitores

          Este foi o cenário do último encontro de formação dos professores mediadores que compõem o Ensino Fundamental ll das escolas que compõem o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, neste último dia 26 de outubro de 2012.

         Na pauta, entre outros pontos, discutimos como continuar a inserir, nas instituições escolares, a leitura literária para os adolescentes. Entendemos que este é um público desafiador, uma vez que há uma diversidade midiática influenciadora que atrai o adolescente para este cenário virtual. Precisamos, portanto, continuar confiantes de que o objeto livro é poderoso em sua missão –  um instrumento que promove o prazer, isto é, quando adequadamente compartilhado.


          A leitura literária, sendo uma arte, tem todas as condições de oferecer aos leitores a capacidade de fazer inferências com a sua realidade e despertar o aluno para a inserção social e autonomia do sujeito. 
          Sendo assim, a proposta é a formação da “Confraria de Leitores”, apresentado pelo Caderno Orientador para Ambientes de Leitura: “Leitura ao Pé da Letra”, estratégia que exigirá uma postura ativa por parte deste leitor adolescente, uma vez que os mesmos tem oportunidade de socializar suas experiências leitoras com seus pares sob mediação do professor mediador de leitura. 

 
          Acreditamos, portanto, que os adolescentes são essencialmente questionadores. Precisamos aproveitar esta oportunidade para dar voz às suas demandas como um tipo especial de leitor. Desta forma, inserir a leitura literária para adolescentes é uma maneira que faz com que os adolescentes possam exercer seu protagonismo.



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