Em uma excepcional sexta-feira...

02:25:00Rio de Leitura


“Hoje é sexta, que rima mais besta!”
José de Castro

         Mas foi em uma sexta, dia 20 de novembro, que algo fora do ordinário aconteceu: o escritor José de Castro visitou a Escola Municipal Eulina Augusta, em Parnamirim, para um bate papo com as crianças leitoras do bairro Nova Esperança.

A entrevista

          ‘Bombardeado’ por várias perguntas, os “jornalistas” amadores – no sentido etimológico da palavra, que passaram a amar o autor, depois de uma apresentação igualmente apaixonada das Profas mediadoras Anne Catherine e Maria do Céu Araújo – conheceram, mais de perto, o escritor mineiro de Resplendor.

Na sessão de autógrafos, os  pais também participaram.  Fenomenal!
          José de Castro relembrou – diante de pais, professores e alunos presentes - as roças e os cafezais que marcaram a sua infância, estórias verdadeiras e outras ‘de pescador’, bem como suas primeiras memórias ligadas ao livro:  “Um dos livros que li, de capa a capa, foi a Bíblia, que me influenciou bastante como escritor. O outro, um fenômeno editorial, é o ‘Peregrino’ de John Bunyan.”

          As crianças também honraram o autor com cartazes que decoraram a escola, com apresentações literárias a partir de suas obras e com uma música especialmente feita para ele: “José de Castro, meu escritor.... José de castro, meu grande autor”.  E, enquanto cantarolavam, era lida a sua biografia.  Realmente extraordinário, fora do comum!

O respeito à obra de Castro foi demonstrada em paineis distribuídos pela escola

          Segundo Castro, é preciso “semear com a força do verbo” e o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” acredita que levar escritores, da estirpe de José de Castro, solidifica comportamentos leitores saudáveis e, então, provoca cidadãos.  E foi em uma sexta, em um dia especial!

Eis a intimidade tão sonhada entre leitor e escritor! 

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato