Para além de um calendário escolar: cultivemos a saúde física e mental!

14:39:00Rio de Leitura


          Mens sana in corpore sano  -"uma mente sã num corpo são": a famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal, foi a base para a Escola Municipal Antonio Basílio com a ação “Bicicletada Literária”, que uniu a atividade física e a leitura de literatura, neste último dia 19 de dezembro de 2012.

          Uma manhã inusitada, onde um cenário idílico foi saboreado com poesias, canções e pedaladas.



          As famílias, entusiasmadas pelo encantamento que a leitura literária promove, saíram em um cortejo de carro de som, bicicletas, carroças, carros ou a pé, rumo ao Horto Municipal do município de Parnamirim, na busca pelo despertamento do gosto pela leitura, não apenas de alunos, mas de todo o bairro que juntamente conosco celebrou o empoderamento oferecido pelo livro.

          As crianças, vestidas de personagens da literatura infantil, esbanjavam felicidade com bicicletas que concorreriam ao prêmio de 'bicicleta literária'.







          Para aqueles que acreditam que não se pode realizar nenhum evento em fim de calendário, as coordenadoras, gestoras e mediadoras de leitura comprovaram que é possível, sim, quando se enxerga, na leitura, possibilidades outras de se ter um fechamento  com gosto de festa encantada.


          Parabéns a toda a comunidade escolar, que inclui além de toda a equipe, pais e moradores do bairro, em especial à família engajada da aluna Beatriz que nos prestigiou levando não somente a leitura para o passeio, mas também "Bibita" - uma ovelhinha inteligente que acompanhou todo o percurso de alguns quilômetros como uma mascote literária.



         Um presente natalino para toda a equipe do Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”: um evento nobre em que a leitura literária agregou pessoas diferentes em um mesmo propósito.
A reação deles ao ouvir a história....

... "Bruxa, Bruxa, venha a minha festa" de Arden Druce, diante do personagem principal 

          Desta forma, fazemos coro com a máxima de Paulo Freire quando diz que: “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender; a liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca.  Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz.”


E o carroceiro se fez leitor!

          Há sempre o que aprender e ensinar, há sempre que cuidar da saúde física e mental,  mesmo em fim de ano...

Você também pode gostar de

1 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato