Você tem fome de quê?

16:48:00Rio de Leitura


          Se, também, por meio da literatura, o ser satisfaz suas necessidades, então, a abertura da Semana Pedagógica do município de Parnamirim, nestes últimos dias 07 e 08 de fevereiro, saciou a necessidade de arte e beleza em todos os professores presentes.

          Ainda no início, o aluno Kaliadson Silva, do 6º ano da Escola Municipal Augusto Severo passeou no passado - e levou muitos – na poesia “Vou me embora pro passado” de um dos grandes menestréis da poesia popular nordestina, Jessier Quirino.



          A Secretária de Educação e Cultura, Profª Vandilma, também citou, em seu discurso, versos de Mário Quintana para recepcionar o corpo docente.


"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, 
pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo
 é que nos dão a impressão de que a vida não continua, 
mas apenas recomeça.."

          O professor Hamilton Werneck, palestrante do dia, disse que sentia-se em terras potiguares, como Manuel Bandeira, em sua autobiografia lírica "Vou me Embora pra Pasárgada" e elogiou os megabytes do aluno Kaliadson, que tem guardado, em sua memória, os mais de 200 versos da poesia matuta e ainda, em seu discurso, denunciou os poucos livros lidos pelo estudante brasileiro.



         No segundo dia do evento, o aluno Márcio Sérgio da Escola Municipal Eulina Augusta exigiu o que é seu de direito com a poesia de Pedro Bandeira "Mais Respeito, Eu Sou Criança".



         "Andarilhos do Coração" da obra "Torturas de um Coração ou em Boca Fechada não entra Mosquito" de Ariano Suassuna foi encenado, em forma de teatro de rua, pela da Cia Cênica de Ventura para deleite dos presentes.




         Ainda a literatura não está tão presente nas salas de aula quanto deveria, mas o projeto já comemora inserções como estas, que podem comprovar que o contato com o universo literário propicia a exploração de inúmeras possibilidades de educação no desenvolvimento social, emocional e cognitivo do ser.


Porém, a forma insaciável permanece:
(Professoras Heloísa Camargos e Luciene Paiva)

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato