Parnamirim, município aprovado pelo UNICEF

08:33:00Rio de Leitura


          O principal responsável pelo quadro preocupante em que se encontra muitos municípios brasileiros no quesito educação, a assentar crianças e jovens brasileiros em condições absolutamente desiguais e desfavoráveis em relação aos demais - é justamente os baixos índices de leitura.  A leitura, segundo os mais diversos estudos de especialistas, é o grande veículo para o desenvolvimento do conhecimento do ser humano e dele próprio.

    No último dia 25 de abril, o prefeito Maurício Marques recebeu, das mãos da coordenadora do UNICEF, Ana Márcia Diógenes, o Selo UNICEF Município Aprovado.  Para que um município receba a certificação internacional do UNICEF, é necessário que assegure às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. E esse espaço passa necessariamente pela leitura, indiscutivelmente.



          Durante a solenidade, muitas apresentações literárias das instituições escolares: o livro “Rodolfo, o Carneiro” de Rob Scotton (Escola Municipal Íris de Almeida), “Agruras da Lata D’Água", de Jessier Quirino (Escola Municipal Jussier Santos), “Mais Respeito, eu sou Criança”, de Pedro Bandeira (Escola Municipal Eulina Augusta), e “Jesus no Xadrez” do Cordel do Fogo Encantado (Escola Municipal Jussier Santos). Também a Tenda Literária ficou à disposição de alunos e professores presentes.



          Fomentar a leitura enquanto estratégia de desenvolvimento da cidadania e transformação da sociedade é a missão divulgada pelo projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”. Afinal, o exercício pleno da cidadania requer algumas condições básicas: em geral, pessoas que sequer conseguem dominar habilidades da leitura e da escrita, muito provavelmente também não terão como fazer valer seus mais elementares direitos de cidadão.


Mediadora de leitura  Marlizete Ricardo, da Escola Municipal Cícero Melo, lê na Tenda Literária

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato