Parnamirim, município aprovado pelo UNICEF
08:33:00Rio de Leitura
O principal responsável pelo quadro preocupante em que se encontra muitos municípios brasileiros no quesito educação, a assentar crianças e jovens brasileiros em condições absolutamente desiguais e desfavoráveis em relação aos demais - é justamente os baixos índices de leitura. A leitura, segundo os mais diversos estudos de especialistas, é o grande veículo para o desenvolvimento do conhecimento do ser humano e dele próprio.
No último dia 25 de abril, o prefeito Maurício Marques recebeu, das mãos da coordenadora do UNICEF, Ana Márcia Diógenes, o Selo UNICEF Município Aprovado. Para que um município receba a certificação internacional do UNICEF, é necessário que assegure às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. E esse espaço passa necessariamente pela leitura, indiscutivelmente.
Durante a solenidade, muitas apresentações literárias das instituições escolares: o livro “Rodolfo, o Carneiro” de Rob Scotton (Escola Municipal Íris de Almeida), “Agruras da Lata D’Água", de Jessier Quirino (Escola Municipal Jussier Santos), “Mais Respeito, eu sou Criança”, de Pedro Bandeira (Escola Municipal Eulina Augusta), e “Jesus no Xadrez” do Cordel do Fogo Encantado (Escola Municipal Jussier Santos). Também a Tenda Literária ficou à disposição de alunos e professores presentes.
Fomentar a leitura enquanto estratégia de desenvolvimento da cidadania e transformação da sociedade é a missão divulgada pelo projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”. Afinal, o exercício pleno da cidadania requer algumas condições básicas: em geral, pessoas que sequer conseguem dominar habilidades da leitura e da escrita, muito provavelmente também não terão como fazer valer seus mais elementares direitos de cidadão.
Mediadora de leitura Marlizete Ricardo, da Escola Municipal Cícero Melo, lê na Tenda Literária |
0 comentários