Um Encontro com a Poesia
14:14:00Rio de Leitura
Em Parnamirim, a Literatura tem sempre encontrado formas várias de interagir com a população.
Na Escola Municipal Costa e Silva, a poesia chega através da 1ª edição do “Sarau Ler e Sonhar, é Só Começar”, oportunamente realizado no dia 22 de abril deste, quatro dias depois do Dia Nacional do Livro Infantil.
O ambiente, cuidadosamente preparado |
Cartazes produzidos pelos alunos revelam o que pensam sobre o livro |
Um encontro pleno, que foi muito além de um compartilhamento de tempo e espaço, pois alunos e funcionários depararam-se com as poesias de Vinicius de Morais, Cecília Meireles, Elias José e outros autores e também se encontraram com eles mesmos, uma vez que muitos leram suas próprias composições poéticas.
Um exemplo que emocionou aos presentes foi a poesia de autoria da aluna Emily Vitória, do 4º ano, de apenas 9 anos, lida pela própria.
De repente
A poesia toma conta da gente
Brota...
Passa...
Entra...
Grita...
Brilha...
E vai embora
Para onde?
Será que ela volta?
Quando?
E por onde ela vai passar?
Emily Vitória |
O funcionário Valdemar Costa, disse, em seu depoimento: “A poesia faz parte de minha vida” e compartilhou com os presentes uma de suas várias produções.
Disse Vinicius de Morais, certa feita: “A vida é arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.” Certamente a Escola Municipal Costa e Silva tem sido uma ferramenta importante onde pessoas várias podem se encontrar com a poesia que há na vida. Alguns desses encontros foram clicados:
Mediadora de leitura Lilian Magda encontra-se com aluna que encontra-se com Ricardo Azevedo |
Pais encontram-se com a gestora Alcione Flávia e alunos presentes |
Amigas encontram-se com o livro |
2 comentários
Maravilha! São trabalhos desta natureza e constância que nos leva como um rio ao encontro de um mar de prazer e alegria. Parabéns a todos envolvidos neste projeto. A Emyli Vitória é uma poeta que há de nos trazer muitas coisas boas ao longo de sua vida. Continue assim, menina, cada vez mais trabalhando seus textos e burilando as palavras. Compartilhei em meu blog.
ResponderExcluirElogio vindo de um poeta que sabe o valor que as palavras têm...
Excluir