Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes visita Instituto Ludovicus

10:17:00Rio de Leitura


          O fenômeno das letras potiguares - Câmara Cascudo - provou que é possível escrever livros que revelam ampla erudição, em uma cidade sem bibliotecas na época. 

          Imagine como meninos e meninas com acesso fácil aos livros, através de bibliotecas vivas e atuantes podem ter possibilidades várias no seu percurso como leitor!  

          Assim são os alunos da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em Parnamirim.  Nesta última manhã do dia 24 de maio de 2013, a biblioteca escolar oportunizou a visita a casa de Câmara Cascudo, o Instituto Ludovicus, endereço de referência da literatura do nosso estado e, hoje, patrimônio tombado pelo Estado do Rio Grande do Norte.  Os alunos puderam visitar os cômodos da casa, bem como conhecer o Memorial Câmara Cascudo, atração igualmente obrigatória para quem deseja revisitar o patrimônio cultural potiguar.
  
Alunos observam maquete da casa de Câmara Cascudo



          A ação está inclusa no projeto “A Leitura Literária Descartolada do Imaginário”, e é apenas uma culminância depois da leitura das obras de Luís da Câmara Cascudo, acervo extremamente considerável nos quesitos quantidade e qualidade.  Sua biblioteca particular, composta por cerca de 10.000 (dez mil) volumes, além de separatas e opúsculos, foi “construída” no decorrer de sua vida e reflete muito do intelectual que ele foi. 

Enquanto observavam os livros publicados, alunas diziam: - "Esse eu também já li!"

           E alguém duvida que nossos alunos, quando estimulados à leitura, possam ir além e, a despeito das dificuldades das escolas públicas, possam tornar-se ícones de destaque na literatura nacional?



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato