A seca assola e entristece o nordeste brasileiro.
Mas chove... Entre um pingo e outro desce poesia sobre o chão rachado. Da triste situação do matuto, também ocupa-se a poesia. E um poeta que tem sua obra voltada para o cenário popular nordestino é Jessier Quirino, abordando temas voltados ao modo de vida caipira, inclusive a seca.
E chuva fina também chega... De mansinho, avança na vida do menino Kaliadson Silva, de apenas 11 anos, 'descoberto' na Escola Homero Dantas e matriculado atualmente na Escola Municipal Augusto Severo, menino de memória notável e predileção obstinada pela obra de Jessier Quirino.
Mas Kaliadson não apenas memoriza: as declamações em tons solenes e divertidos de Jessier são por ele também reproduzidos de forma incrível.
Na oportunidade do próximo dia 24 de maio de 2013, no show a ser realizado no Teatro Riachuelo, o menino terá a oportunidade de conhecer o seu admirado poeta, através da generosidade de alguns professores. Muita chuva ainda virá sobre a vida deste talentoso menino!
O vídeo caseiro, apesar de má qualidade, atesta sua elogiável performance:
Obs.: (1) Esta representação imagética do caipira, inicialmente, foi divulgada pela mídia através do discurso do Jeca Tatu, personagem de Monteiro Lobato, e hoje tão difundida por Jessier.
(2) Esta foi a primeira vez que o menino Kaliadson 'gaguejou' e errou no texto, mas mantivemos mesmo assim a gravação, a fim de demonstrar que trata-se apenas de uma criança em crescente aprendizagem.
0 comentários