Escola Municipal João Gomes celebra vida e obra de Patativa do Assaré

05:38:00Rio de Leitura

          Junho: mês das festas juninas.  

          E a Escola Municipal João Gomes escolheu, na sua celebração, nesta tarde chuvosa do dia 21, homenagear aquele que é unânime o poeta mais popular do Brasil: Patativa do Assaré!



Cenário trouxe um tanto do sertão!
Painel apontava o homenageado



          Os contrastes do sertão nordestino e a beleza de sua natureza foram expostos através das apresentações literárias dos alunos do bairro de Liberdade, festa prestigiada por muitos pais e professores presentes.



Quadrilha estilizada com a obra de Patativa
Até Lampião e Maria Bonita apareceram!

          

          O poeta que ficou tão poucos meses nos bancos escolares - apesar de versejar em redondilhas e decassílabos perfeitamente - agora é ainda mais conhecido por aqueles que tem a oportunidade de se debruçar sobre a obra de Patativa e participar de um concurso de cordel regido por um edital específico criado pela instituição.  Os alunos dos 6os, 7os e 8os anos, durante o mês de maio conheceram a biografia do poeta e, então, escreveram suas próprias produções para a competição.  Durante a festa, também, um vídeo produzido em consonância com a sala de informática, falava da vida e da obra de Patativa.


Os cordeis finalistas


           Na sua célebre obra 'Cante lá que eu canto cá', o poeta dizia que no sertão enfrentava a fome, a dor e a miséria, e que para 'ser poeta de vera é preciso ter sofrimento'.  Ousamos, aqui, discordar do ‘Doutor honoris causa’, e dizer que, a despeito das condições pessoais de cada um, lutamos para que, da Escola Municipal João Gomes, nasçam muitos outros ‘poetas de vera’.


Parabéns ao corpo docente que, literalmente, vestiu a camisa de Patativa!




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato