Nos Contos, Cantos e Encantos do Íris de Almeida
09:06:00Rio de Leitura
É consenso: o amor pela leitura não vem no código genético. É necessário que seja cultivada, incentivada e ensinada; e é a escola o local ideal, com um papel crucial na formação de leitores. É lá mesmo que devem acontecer ações significativas para que a comunidade leitora cresça cada vez mais e mais.
Uma escola envolta em um clima leitor é o elemento que mais facilita o trabalho do mediador de leitura dentro da biblioteca escolar. A Escola Municipal Íris de Almeida é uma dessas. Nestes últimos dias 28 e 29 de novembro, a instituição promoveu a sua 1ª Feira "Nos Contos, Cantos e Encantos do Íris de Almeida", com a presença dos escritores Salizete Freire, Francisco Martins, Elizabeth Rose e José de Castro.
O bate papo com os escritores que compartilham suas memórias literárias |
Esta é uma das grandes competências de uma escola leitora: saber aproveitar a potencialidade enorme que a criança leitora tem de querer conhecer os escritores e a Íris de Almeida fez isso muito bem. Os alunos tiveram a oportunidade de se aproximarem dos autores em oito horas de programação distribuídos nos dois turnos.
Cada sala de aula foi adornada, pelas crianças, de acordo com a produção literária dos escritores homenageados. Em cada canto, um encanto!
Sala Salizete Freire |
Sala José de Castro reproduzindo a obra "A Cozinha da Maria Farinha" |
Sala Andréia Cristiane, a gestora da escola também é escritora |
Espaço Elizabeth Rose, reproduz a obra "A Feira Livre" |
Certamente com um trabalho sistemático e apaixonante como esse, a escola, através da Sala de Leitura José Xavier Cortez, não promoverá rupturas dos alunos em sua relação com a leitura ao deixar a escola: serão leitores por toda a vida!
A equipe! |
0 comentários