Sejam todas bem-vindas!
16:25:00Rio de Leitura
Ainda indigna o fato da inacessibilidade aos bens culturais, bem como a precariedade de políticas públicas de acesso ao livro e à leitura no cenário da educação, até porque tal acesso é um direito de todo e qualquer cidadão.
Mas Parnamirim guarda hoje estatísticas animadoras com relação a democratização do livro e da leitura nas escolas públicas. Hoje celebramos o fato de que TODAS as escolas de Fundamental l e ll tem mediadores de leitura nas salas de leitura e/ou bibliotecas escolares. Seja em Pirangi ou Nova Parnamirim, no Centro ou na Liberdade, em Cajupiranga ou na Cohabinal, qualquer criança, nos quatro cantos de nossa cidade, terá um lugar aprazível à leitura, de portas abertas.
Neste último dia 25 de fevereiro, durante todo o dia, dezesseis novas mediadoras de leitura foram recebidas em uma formação que aconteceu na Escola Municipal Raimunda Maria, em Pium.
Foram socializadas estratégias de mediação da leitura - que são fundamentais para a constituição de leitores - os eixos do projeto, o papel do mediador, nossos objetivos enquanto organização, a história do projeto em Parnamirim e, na prática, a Profª Marlizete Ricardo, tida como uma mentora no grupo (ver matéria em riodeleitura.com.br/mentorianaodisseia), pode compartilhar algumas obras com o grupo presente.
Nossas boas vindas às novas guardiãs do templo que garantirão, dentro de nossas bibliotecas escolares, o direito social que cada menino e menina de Parnamirim tem de ter acesso ao livro.
Qual crianças, os novos mediadores veem o trabalho a ser desenvolvido, na prática |
0 comentários