Brinquedos e livros: convites à brincadeira na Escola Francisca Bezerra
07:39:00Rio de Leitura Toda criança tem necessidade de ler e brincar, isto é uma característica da infância. Aliás, ‘Um livro é um brinquedo feito com letras’, já dizia o também mineiro Rubens Alves. E, para seduzir à leitura, são diversas as estratégias que os mediadores de leitura podem colocar em prática como, por exemplo, levar um bom escritor à escola.
Foi o que fez a professora Josely Ferreira, da Escola Municipal Francisca Bezerra levando o escritor José de Castro, para experimentar desfrutes mil com os meninos e meninas do bairro de Liberdade, em Parnamirim nesta sexta-feira, dia 4 de novembro de 2016.
Na abertura do evento foi lido um texto da mediadora Josely, que passeou brincando pelos títulos do escritor: "Estivemos no fundo do mar, entre baleias e cavalos-marinhos, chegamos à praia de areias quentes onde mora a "Maria Farinha", para comer do seu pirão. Brincamos de casinha, amarelinha e pião. Tivemos "O Mundo em Nossas Mãos" para, então, perceber a simples beleza da pequena "Marreca de Rebeca". Experimentamos a paixão das poesias mais amorosas, nas quais, usando "Apenas Palavras", nos conquistou. Aprendemos que poesia se faz e refaz, num piscar de olhos, num lindo poetrix, tal qual um fina "Chuva... de Estrelas".
Na oportunidade do evento nomeado como "Brincando na Poesia de José de Castro", crianças da Educação Infantil ao Fundamental leram trechos de suas obras e fizeram entrevistas, cartazes e performances para homenagear o Cônsul da Poesia em Parnamirim. A frase, então, "Brinca comigo?" bem que pode ser sinônima de "Lê pra mim?".
0 comentários