A Identidade Mediadora de Leitura do Professor

17:32:00Rio de Leitura

“No princípio era o Verbo, 
e o Verbo estava com Deus, 
e o Verbo era Deus.”

          O texto judaico do livro de João, em seu primeiro capítulo, abriu a formação mensal dos mediadores de leitura no mês de outubro, com uma proposta de uma abordagem menos teórica e mais emocional, entrelaçada com histórias de leitores e escritores.

          Passeamos por Silvia Castrillon, Maria Teresa Andruetto, Ana Maria Machado dentre outros teóricos, culminando em Antônio Cândido:  Sim, “O direito à literatura está incluído entre os bens que não podem ser negados a ninguém, pois corresponde a necessidades profundas do ser humano.”

          Porque, dentre 7 bilhões de pessoas únicas no mundo, uma centena foi escolhida, na cidade de Parnamirim, para revisitar a palavra em um mundo onde esta é banalizada e tão somente comercializada. Professores que tem o 'verbo' como seu instrumento privilegiado.  Identidade única!




         Em tempos de palavras distantes e alheias celebramos, com o professor, as marcas da sua identidade: a música da sua voz, a força do gesto de se ter um livro na mão e a penetração do seu olhar. Tudo orquestrado com o objetivo de recuperar a leitura literária no espaço escolar e formar outros com identidade leitora.

          Para estes que teimam em valorizar a palavra poética e tem sua identidade firmada e para cada um, a equipe do Rio de Leitura preparou um porta-documentos com nossa marca registrada.  Nele, uma arte generosamente doada pelo ilustrador Lucas Marques para celebrar o Mestre no seu dia. Que nossa identidade de ser mediador de leitura seja preservada e reverenciada!




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato