Delícias poéticas e gastronômicas nas Escolas Leitoras de Parnamirim com Francisco Martins, José de Castro e Glácia Marillac
14:17:00Rio de Leitura Quem não recorda-se, na sua infância, da famosa ‘sopa de macarrão de letrinhas’? O desafio infantil talvez fosse juntar palavras para que se transformasse em histórias lá dentro. (Não teria sido uma forma poética de nossas mães de nos envolver na literatura?)
Hoje, o dia 10 de novembro de 2017 saciou a cidade de Parnamirim. Com o alimento refinado oferecido, foi fácil estabelecer o elo entre a gastronomia e a poesia nas Escolas João Gomes e Homero Dantas.
No início da manhã e da tarde, foi servido à mesa, uma “Degustação Literária”, na sua segunda realização, e, no fim da tarde, um “Chá de Letras", na sua nona edição. Ambas as ações, guardaram delícias gastronômicas que homenagearam os chefs da literatura Francisco Martins, José de Castro, Vallença Dias e Glácia Marillac diante de crianças da Educação Infantil e do Fundamental l, e de adolescentes do Fundamental ll.
Pelas portas de entrada do alimento e de saída da palavra, crianças e adolescentes leram os textos dos escritores homenageados no evento durante as sagas gastronômicas. Tudo preparado, artisticamente, com a sensibilidade e o toque de genialidade das mediadoras de leitura Simone Simonetti, Jucineide Oliveira, Naide Mendes, Dilza Magnólia, gestores, coordenadores e demais integrantes do corpo docente das escolas envolvidas. Os 'restaurantes', zelosamente adornados com os títulos dos escritores convidados.
Para ouvi-los, muitos foram atraídos para a degustação de chás e sorvetes. Porque cozinhar é um ato de amor que aproxima.
Temperos e especiarias em leitura de poemas e execução de canções com os cantores profissionais Marcos Rodrigues e Rosane Castro para meninos e meninas dos bairros de Liberdade e Boa Esperança!
Na receita gourmet que agradou o paladar de todos, delicadas camadas de fábulas, amorosas caldas de poesia e textos guarnecidos de raios de sol literários. Satisfação a gosto: uma delícia só! Espere crescer!
0 comentários