Parnamirim dá seu primeiro passo em direção a Construção do PMLLB

12:34:00Rio de Leitura

"Pra mim, livro é vida; 
desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

Foi assim: 
eu brincava de construtora, livro era tijolo; 
em pé, fazia parede, 
deitado, fazia degrau de escada; 
inclinado, encostava num outro e fazia telhado".

Lygia Bojunga

          As palavras da primeira escritora fora do eixo Estados Unidos/Europa a receber o Prêmio Hans Christian Anderson - o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil - é inspiração para quem deseja construir uma política permanente de leitura.  

          O tema da Semana Pedagógica para os mediadores de leitura foi ministrado pelo jornalista, escritor e patrono da Biblioteca Escolar Jacira Medeiros, José de Castro, que nos trouxe o desafio da estruturação do Plano Municipal do Livro, da Leitura e das Bibliotecas (PMLLB) da cidade de Parnamirim.



          Uma vez que para realizar qualquer edificação, faz-se necessário uma base sólida, mais de uma centena de mediadores de leitura se debruçaram sobre as bases e os marcos legais do PMLLB nos âmbitos federais, estaduais e municipais durante todo o dia 19 de fevereiro de 2018

        José de Castro esmiuçou, passo a passo, a construção do Plano, desde a estratégia de ampla divulgação, passando por um diagnóstico que mostre o perfil do leitor parnamirinense, a criação de um Grupo de Trabalho - que deve participar, juntos a outros, de fóruns de consulta popular - até chegar na audiência pública final que deve apresentar o texto à sociedade. Tudo isso regado a textos de Bartolomeu Campos de Queirós, José Acaci, Luís Fernando Veríssimo e Lygia Bojunga.




         

           O desafio, enorme e provocador, consiste em assegurar o acesso ao livro a todo e qualquer cidadão de Parnamirim, seja arquiteto ou mestre de obras, pintor ou encanador, pedreiro ou eletricista, confrontados diante de graves problemas políticos, econômicos, sociais e de outras ordens que assolam nossas terras.  Fica o desafio da construção!


"Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; 
e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: 
iglu, 
cabana, 
palácio, 
arranha-céu,
 era só escolher e pronto, o livro me dava".

(Mensagem de Lygia Bojunga para o 
Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, 
traduzida e divulgada nos 64 países membros do IBBY).




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato