Em cada canto, um livro: Escolas selecionam acervo do PNLD literário
08:21:00Rio de Leitura Escolas brasileiras poderão, pela primeira vez, selecionar as obras literárias que usarão durante o ano letivo de 2019. Via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação (MEC) distribuirá livros para composição do acervo de salas de aula e bibliotecas, além de livros para alunos do 4º e 5º anos.
A responsabilidade é grande. E, para lidar com ela, a equipe do Rio de Leitura uniu-se a alguns outros técnicos da Secretaria de Educação e mediadores de leitura experimentados no fazer com a Educação Infantil e no Fundamental l, para um um trabalho colaborativo nesta triagem em um trabalho que se computou muitas horas, sob a coordenação pedagógica de Júlio Araújo: procurar informações em listas de programas governamentais e entre mais de cem editoras contempladas, analisando as obras (lendo-as até seu desfecho), comparando com críticas literárias e revistas especializadas, separando títulos que contemplem os diversos gêneros, alternando editoras e escritores, e, em tudo, sobressaltando a qualidade textual e estética das obras.
Depois da pré-seleção, hoje, dia 08 de setembro de 2018, as escolas, através de seus gestores e coordenadores, puderam fazer a intersecção com suas escolhas, modificando, acrescentando e/ou retirando títulos escolhidos dentre os mais de sete centenas disponibilizados. Certamente esta renovação de acervo poderá dar à literatura um espaço maior em nossas instituições escolares e nas vidas de quem ensinamos: o tal do mergulho no que em nós é mais humano.
0 comentários