Escola Neilza Presenteia a infância, a docência e a leitura com a escritora Ana Cláudia Trigueiro
09:21:00Rio de Leitura No lugar dos videogames de última geração, uma maratona de poesias no aconchego do colo; ao invés da boneca que fala, poemas repletos de rimas e a roupa brindada por uma grife famosa foi substituída pela presença de uma escritora potiguar, no dia 11 de outubro de 2018, na Escola Municipal Neilza Gomes. Presentes que não são precificados por nenhuma etiquetadora do mundo.
Um brinde para a toda a comunidade de uma escola que celebra, nesta semana, a criança, a leitura e o professor: oportunidade sem igual para que todos possam corrigir suas prioridades em uma ação idealizada pela mediadora de leitura Gracileide Oliveira e abraçada por todo o corpo docente da instituição.
E, no contato que se estabelece através da palavra, o afeto se entrança. Ana Cláudia Trigueiro, a também psicóloga e autora de livros como "“A ira de Judas, histórias assombradas”, “O Mistério do Verde Nasce” e a obra “João e Maria do Engenho”, conversou com cada público em separado durante toda a manhã: enquanto descrevia a casa feita de doces potiguares do conto da tradição oral, as crianças da Educação Infantil estavam embaladas na ação "Leitura no Colo"; quando falava sobre sua experiência como leitora para alunos do 1º ao 4º ano, esses, junto a seus professores, estavam sentados ao redor de livros, muitos livros; e, com os docentes, descreveu cada uma de suas personagens Francisca, Emma, dentre outras. Os professores, neste momento também, degustavam pedacinhos de cana-de-açucar, bolo preto, rapadura e outros itens gastronômicos descritos no seu livro. Quer presente maior que esse?
A manhã inteira para afinar laços: pais e filhos, professores e alunos, professores e professores, escritores e docentes, o livro e o leitor em momentos de leitura compartilhada, autógrafos, depoimentos sinceros, selfies e afetos mil. E todos da Escola Municipal Neilza Gomes correm sérios riscos de transformarem-se em leitores consolidados, depois de um dia como esse.
0 comentários