Feliccidades acontece em Parnamirim

12:30:00Rio de Leitura

          Cidades leitoras não são obra do acaso, nem se constituem por encanto, prodígios ou decretos. Elas resultam de uma história construída, de visões de alguns sonhadores e opções políticas por uma política de leitura, que inclui a todos nos circuitos do livro. 

          Maravilhoso ver iniciativas como o I Festival Literário e Cultural das Cidades -  o Feliccidades - que teve como anfitrião o Colégio PH3 e trouxe editoras, conferências com escritores como Diógenes da Cunha Lima e Salizete Freire, contação de histórias com Francisco Martins e Eva Potiguar, palestras com Thiago Gonzaga e Humberto Hermenegildo, apresentações culturais com José Acaci e Elisabeth Rose, a "Rua Brincante" que homenageou o escritor José de Castro, e, ainda, lançamento de livros e conversas literárias de escritores como Hailton Mangabeira e  com professores e alunos.  Uma riqueza de programação que ainda contou com Gilvânia Machado, Marcos Medeiros e tantos outros!  

          Alunos das escolas municipais Antônio Basílio e Jacira Medeiros, acompanhados de suas mediadoras e professoras, tiveram um encontro com seus patronos José de Castro e Drika Duarte durante o evento. Como bem disse Salizete Freire: "No livro cabe tudo!"








           E ainda não nascemos leitores. A formação de um leitor é uma tarefa de uma vida toda, que se inicia na família e se perpetua na escola. Ler não é um simples fato biológico, apesar de envolver visão, neurônios e outros aspectos fisiológicos; é um ato eminentemente cultural que deve envolver escolas privadas, públicas, organizações não governamentais, iniciativas particulares, toda uma nação.  Desejamos ao Feliccidades muitas outras edições que nos consolidem como município leitor!

          

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato