Formar Leitores, Formando-se no SEL
13:22:00Rio de Leitura Foi a Professora Marly Amarilha, coordenadora do Seminário Educação e Leitura (SEL) que disse que "o/a professor/a precisa frequentar cursos específicos para atuar como profissional, disso não se duvida, (...) precisa da vida que lhe foi dada viver e desenvolver para chegar à condição que esperamos que tenha – de um/a parceiro/a de viagem mais experiente de seus aprendizes. Esse caminho pode ser de contínuo estruturar-se, desestruturar-se, reestruturar-se para abrir novo percurso; e dessa maneira, formar-se, formando." (Esta máxima tem sido utilizada desde o ano de 2010 quando demos início a nossos encontros de formação.)
Obviamente, não poderíamos estar de fora das conferências, mesas-redondas, simpósios e grupos de trabalho organizados pelo comitê científico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte entre os dias do SEL, a saber, de 13 a 16 de novembro de 2018 com mais de uma dezena de mediadores de leitura presentes no Praiamar Hotel.
Logo na conferência de abertura do evento, fomos brindados com o entusiasmo e inteligência da palestra "O professor na sociedade contemporânea: contradições e desafios", pelo professor Bernard Charlot, da Universidade de Paris.
A tarde, nossas bibliotecas escolares puderam expor seus projetos movidos pelo veemente empenho de "Formar leitores, formando-se" (lema do seminário) O projeto Rio de Leitura teve a oportunidade incrível do diálogo com a comunidade acadêmica e seu capital intelectual demonstrando como é possível consolidar um projeto de leitura, recebendo elogios do público presente.
0 comentários