Rio de Leitura recebe a Caravana de Escritores Potiguares na Semana Municipal do Livro e da Leitura de Parnamirim
13:25:00Rio de Leitura O livro sendo incluído no cotidiano, usando histórias ficcionalizadas ou narrativas de vida na Semana Municipal do Livro e da Leitura e em todos os dias do ano.
Livros que ampliam o repertório leitor através de eventos que nada mais são que culminâncias onde se partilha o resultado com toda a comunidade.
Assim foi o encontro da Caravana de Escritores Potiguares com estudantes e professores no Auditório Clênio José, no dia 17 de abril de 2019. Sammyra Cristina e João Vitor e a Secretária de Educação de Parnamirim, Ana Lúcia Dantas, cúmplices no ato de ler com os escritores presentes, fizeram a abertura do evento, obviamente, acompanhados da boneca Emília, filha do aniversariante da semana, Monteiro Lobato.
E a literatura nos escoltava para nos alforriar do cotidiano. Com o auditório cheio e o público atento, o projeto capitaneado pelo escritor Thiago Gonzaga, trouxe Manoel Onofre Júnior - escritor que tem desempenhado importante papel na pesquisa, exposição e promoção da literatura potiguar - que citou Antônio Cândido, em seu ensaio "Direito a Literatura" e nos lembrou que "a literatura nos desenvolve a quota de humanidade.". Ainda recomendou romances universais como Dom Quixote, literatura russa como Dostoiévski e Tolstoi, portuguesa como Eça de Queiroz e tantas outras indicações. E os brasileiros Machado de Assis, Guimarães Rosa e tantos outros.
O multi artista e também escritor Francisco Martins trouxe a ludicidade para o evento com seu boneco articulado, o Macaco Sarauê, interagindo, com graça e poesia, através da música da cordelista Tonha Mota e do texto de Millôr Fernandes.
"Estamos aqui por causa da escrita, o manuseio das letras. Saimos de Santana dos Matos, de Acari, de Macaíba, cruzando rios até chegar aqui. A literatura nos tornou mais humanos. As mesmas inquietações, as mesmas fortalezas, a mesma capacidade de amar e odiar é comum a todos nós e a literatura registra tudo isso", explodiu Osair Vasconcelos, o respeitado jornalista macaibense que também se distinguiu como artista da palavra.
Palavras de altíssimo nível disponíveis a leitores em construção: foi isso que o professor de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Humberto Hermenegildo, trouxe. "A literatura chega como algo muito inútil mas ela é como a água: imprescindível. É um direito. Os escritores brasileiros são nossos patrimônios e precisamos ter consciência desse direito.", nos saciou o também acadêmico da Academia Norte-rio-grandense de Letras.
O projeto patrocinado pela Cosern, também presenteou com um livro a cada um dos leitores presentes. Sim, cada um dos alunos e professores levaram um livro autografado para o feriado que se aproxima.
E o leitor segue em Parnamirim, ora se afeiçoando, ora se deslumbrando ante às maravilhas que são guardadas na literatura potiguar. Os escritores Humberto Hermenegildo, Manoel Onofre Jr, Thiago Gonzaga, Osair Vasconcelos e Francisco Martins trouxeram um compartilhar de poesias e histórias inspiradoras difíceis de esquecer. Deixam, estes entusiastas andejos da Caravana, para mais de uma centena de alunos e professores, um rastro de beleza no formato de livro.
0 comentários