Parnamirim participa da I Jornada de Biblioteconomia & Literatura

10:32:00Rio de Leitura

          A leitura, atualmente, é uma das maiores preocupações dos gestores de educação brasileira, dada à divulgação dos indicadores de leitura que colocam o Brasil em patamares bastante incômodos: é uma inquietação para a escola - seja ela pública ou privada, para a família e para a universidade.  E a Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoveu a I Jornada de Biblioteconomia & Literatura do ano de 2019, sob a coordenação da Professora Gabrielle Francinne Tanus.

          O Professor Gustavo Tanus fez uma poética peregrinação pela literatura afro-brasileira iniciando com Domingos Caldas Barbosa, nos idos do século XVIII, adentrando pela história e obra de Carolina de Jesus e chegando na "Capoeira Literária" de Machado de Assis, denominada assim porque "parece dança, mas é luta", indo, também, nos contemporâneos como Júlio Emílio Braz. Uma beleza de passeio!

          Uma abordagem do Cordel foi feita pelo Professor José Milson dos Santos, começando pelo marco inicial, com o seu fundador Leandro Gomes de Barros, o "primeiro sem segundo". Para melhor  descrever o gênero, fez referência ao cordelista parnamirinense José Acaci e, para melhor conceituar, utilizou-se de Alexandre Pava:


"Cordel quer dizer barbante
Ou senão mesmo cordão, 
Mas cordel-literatura 
É a real expressão 
Como fonte de cultura 
Ou melhor poesia pura 
Dos poetas do sertão."

        Depois do simpósio, as mediadoras de Parnamirim presentes no encontro, foram para um reencontro aprazível com a Biblioteca Central Zila Mamede. Nossas congratulações a iniciativa do Curso de Biblioteconomia e essa aproximação da Literatura: afinal de contas, é redundante afirmar que ao bibliotecário faz-se necessário amar a arte literária.







Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato