Tantas bibliotecas e a minha que se avizinha: versos do mesmo poema

14:24:00Rio de Leitura

          O que nos separa e os que nos une?  A obra "Vizinho, Vizinha" dos autores Roger Mello, Graça Lima, Mariana Massarani ajuda-nos a refletir, de forma magistral e quase única, que as bibliotecas escolares de Parnamirim, apesar de suas singularidades, guardam o desejo de prosseguir na sua tarefa de fazer leitores como vizinhas que são, em uma Rede de Bibliotecas na cidade de Parnamirim.

          Não foi na Rua do Desassossego, 38 da narrativa, mas na via da Escola Municipal Carlos Alberto, e lá agregamos os mediadores do bairro e circunvizinhança no dia 22 de maio de 2019.  Umas leram Umberto Eco, José Acaci e Cora Coralina, criaram rinocerontes e sugeriram contos de Rosemary McCarney, outras tocaram clarineta e participaram de dinâmicas compartilhando vitórias de leitores enquanto outros tantos construíram cidade de papel para abrigar Malala. Uma relação de complementariedade consolidada em nossa rede de bibliotecas.




         O diálogo durante a formação trouxe teoria também porque, antes de fazer com que os alunos mergulhem no mundo da leitura, precisamos dominar esse universo entendendo, por exemplo, os critérios para escolhas de bons livros de literatura. Todas, sem exceção, lemos e, também, ampliamos nosso repertório de histórias e autores, no afã de contribuir para formação pessoal, bem como para a prática de ensino.  Isso nos une. 

         Esta série de formações em polos nos dão a certeza que nenhuma biblioteca é uma vida isolada e todas precisamos estreitar relacionamentos  guardando nossas diferenças, assim como Vizinho, Vizinha que somos.  








Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato