Pensar e Ler: Oportunidades de Formação do primeiro semestre de 2019
05:05:00Rio de Leitura Para que se legitime o trabalho do mediador de leitura de Parnamirim, faz-se necessário ao Projeto Rio de Leitura investir na formação permanente para o exercício profissional de fazer leitores. Diante dos desafios que o ofício exige, oportunizamos os seguintes encontros:
1°. O universo da escola - e isto inclui a biblioteca escolar - é complexo, desafiador e, ao mesmo tempo, fascinante. Apesar de se constituir em um trabalho árduo e altamente complexo, as reuniões administrativas são ferramentas indispensáveis para a efetividade do trabalho desenvolvido na promoção da leitura. E foi Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores autores da literatura brasileira, considerado o maior poeta nacional do século vinte, que deu a tônica na primeira reunião que se deu o encontro entre mediadores de leitura, gestores e coordenadores pedagógicos: iniciativa necessária da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação do município. Um tempo especial reservado para ajustes administrativos e pedagógicos no Auditório Clênio, em Parnamirim no dia 20 de fevereiro de 2019.
2°. Na tarde do dia 26 de fevereiro de 2019, no apanhado de práticas tidas como pilares dos concretos resultados, a leitura despontou junto a biblioteca escolar como a prática fundamental para os altos índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A vereadora Vandilma Oliveira convidou as Escolas Rubens Lemos, Homero Dantas, Nossa Senhora da Guia, Brigadeiro Eduardo Gomes e Ivanira Paisinho para socializar que itens contribuíram para o sucesso do resultado na cidade de Parnamirim/RN. Uma excelente reflexão na Câmara de Vereadores da cidade!
3°. Separamos um espaço - a Biblioteca da Escola Ivanira Paisinho - e um tempo - quarta-feira, dia 27 de fevereiro - para leitura em voz alta de bons textos de Cora Coralina, Roseana Murray, Graça Lima, o potiguar José Acaci entre outros, discussão sobre a história e os eixos do projeto, e a proposição teórica do "Roteiro de Leitura Pública, dentre outras demandas necessárias como, por exemplo, tocar livros nas suas várias texturas, para os novos mediadores de leitura que integram o Projeto.
4°. Bibliotecas escolares de vários bairros de Parnamirim ascendendo fortes caules no clássico que traz a história tão fortemente autobiografada por José Mauro de Vasconcelos no projeto idealizado e capitaneado pelo escritor Francisco Martins. No dia 27 de fevereiro, apresentamos o projeto "Meu Pé de Laranja Lima", e distribuímos, para cada mediador, um exemplar do clássico para o início do projeto.
5°. Mil e uns caleidoscópios giraram com o Carrossel da Leitura no dia 21 de março de 2019 em Parnamirim, no Dia Mundial da Poesia. Centenas de crianças passaram pela Associação da Cohabinal em movimento ondulante como ordenam os carrosseis: e ganharam livros de presente, e ouviram os escritores Weid Souza, José de Castro, Drika Duarte e Junior Dalberto, e se deliciaram em um singular movimento poético. Os melhores leitores de 2018 foram honrados levando livros autografados para suas casas. Nada é mais poético!
6°. Um grupo de quase duas dezenas de mediadores de leitura de Parnamirim tiveram o privilégio de experimentar mais de oito horas na lll Jornada Potiguar de Leitura e Educação, na Escola de Governo do RN, uma realização da "Casa das Palavras" no dia 5 de abril, já celebrando a Semana do Livro.
7°. No dia 10 de abril de 2019, o Projeto Rio de Leitura promoveu o Sarau “As Viagens de Gulliver e uma Canção para Tom” onde linhas de horizontes foram ampliados nas circunstâncias do Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de Abril) e Dia do Livro Nacional do Livro Infantil (18 de abril). O título do sarau faz menção a obra-prima do século XVIII, Viagens de Gulliver, do autor Jonathan Swift, pois seu protagonista não se encaixava bem ora com as criaturas minúsculas de Lilipute, ora com os gigantes de Brobdingnag; e ao livro Tom, do escritor André Neves, que narra a história de um menino que vive no silêncio em meio a pássaros: uma janela para a diversidade humana dessas de tirar o fôlego.
9°. Não apenas um, mas, toda uma Caravana de Escritores Potiguares para envolver adolescentes e mediadores de leitura em torno do livro e, ainda, trazendo poesia, sorteio de brindes e doação de livros. No dia 17 de abril de 2019, com o auditório cheio e o público atento, o projeto capitaneado pelo escritor Thiago Gonzaga, trouxe Manoel Onofre Júnior, o multi artista e também escritor Francisco Martins, o escritor e jornalista Osair Vasconcelos, o professor de literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Humberto Hermenegildo no projeto patrocinado pela Cosern.
10° Nos dias 8 de maio de 2019, no polo da Escola Municipal Maria de Jesus; 22 de maio de 2019, na Escola Municipal Carlos Alberto; e 29 de maio de 2019, na Escola Municipal Costa e Silva, fizemos uma série de formações nas escolas em sub-grupos para que pudéssemos passear pela teoria das especialistas da literatura Ana Carolina Carvalho e Josca Aline Baroukh, na obra "Ler antes de saber Ler: oito mitos escolares sobre a leitura literária" de forma mais próxima.
11°. Depois de um bimestre de trabalho em contato com a biografia e obra de 'Fabião das Queimadas: deste que tem seu lugar consolidado no solo potiguar, a Educação de Jovens e Adultos teve a oportunidade de aproximar seus leitores da manifestação de literatura negra no dia 8 de março de 2019 na quadra da Escola Municipal Augusto Severo, projeto que teve o professor e cordelista José Acaci na liderança.
12°. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte promoveu a I Jornada de Biblioteconomia & Literatura do ano de 2019, sob a coordenação da Professora Gabrielle Francinne Tanus e uma representação de mediadores de leitura esteve presente no simpósio.
13°. O chargista premiadissimo Ivan Cabral que, através do seu traço inconfundível, e pelo viés do humor, aborda com perspicácia contundente e reflexiva as questões da vida, fechou o ciclo de formações do primeiro semestre de 2019, com a oficina "Um Passeio pela Leitura de Imagens", no Auditório Clênio José, em Parnamirim. Ivan adentrou no mundo das imagens desde os originais do texto clássico Chapeuzinho Vermelho, ilustrado por Rui Oliveira, passando pelos grafites de Eduardo Kobra, aspectos da leitura imagética e, ainda, charges e cartuns autorais.
É de justiça reconhecer, porém, que desde o ano de 2010, há uma atmosfera de troca de livros, escritores e leituras extremamente favorável à ideia de respirar literatura. Faz-se necessário prosseguir!
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