Para não perder de vista os Comportamentos Leitores

10:35:00Rio de Leitura

           Reconhecer os propósitos leitores dentro de uma biblioteca escolar é missão do mediador de leitura, uma vez que ofertar o livros aos seus deve ser uma prática diária e com intencionalidade clara.

          E, dentre as ações cotidianas de quem lê para o outro nas rodas de leitura, por exemplo, o professor deve fazer perguntas instigantes e construir relações entre os comentários no passeio que realiza com os diferentes gêneros textuais.  

          Delia Lerner discute as tensões envolvidas nessa questão na sua obra "Ler e Escrever na Escola" e aborda as questão dos "Comportamentos Leitores", lembrando-nos que estamos diante de uma árdua tarefa: "É difícil ainda, porque o ato de ensinar a ler e escrever na escola tem finalidade puramente didática: a de possibilitar a transmissão de saberes e comportamentos culturais. Para que haja uma transformação verdadeira do ensino da leitura e da escrita, a escola precisa favorecer a aprendizagem significativa, abandonan­do as atividades mecânicas, e sem sen­tido, que levam o aluno a compreender como uma atividade pura e unicamente escolar."

          O fato é que o ambiente leitor deve ser garantido, e o grande desafio imposto à escola está, efetivamente, na construção deste clima no qual ler seja uma prática dinâmica e essencial.  Segue o Protocolo de Observação de Comportamentos Leitores utilizado na formação em pólos que aconteceu no mês de junho de 2019, porém abordado desde 2011, instrumental norteador para confirmarmos, ou não, se estamos no rumo certo.



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato