Escola Brigadeiro nos preparativos para o Potigraffiti

16:28:00Rio de Leitura

"Olha, o sol clareou
Aquele tempo sem vida
Olha, a paz acordou
E hoje a esperança avisa:

No meu solo só pisa
Quem trouxer puro o coração
Quem tirar a camisa
Da separação!"

          Os versos da obra "Negra Onawale", da poetisa potiguar Drika Duarte, abriram as palestras que fazem parte do projeto que está sendo desenvolvido na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes: o Encontro Nacional de Graffiti do Rio Grande do Norte, o Potigrafiiti.

          As irmãs Andréa Regina Mendes, Professora Doutora da rede municipal e técnica da SEMEC, e a jornalista e pesquisadora, Andrielle Mendes dissertaram, para os alunos do 6º ao 9º ano, sobre o apagamento cultural que negros e indígenas vêm sofrendo e sobre a necessidade de conhecermos a nossa própria história. Dentro da única raça humana, as etnias indígenas e afro-brasileiras foram abordadas para além da visão estereotipada tão repassada para nós, brasileiros.



          As pesquisadoras também passearam por Euclides da Cunha, Mário de Andrade e Câmara Cascudo e suas visões sobre nossa história enterrada e lembraram de um dos primeiros grandes poetas populares do Rio Grande do Norte, Fabião das Queimadas.  Também rememoraram que Caicó, Macaíba, Acari, Taipu Jucurutu e... Parnamirim, nosso rio pequeno, são palavras que vem da cultura indígena.

          Infelizmente a Literatura Brasileira, inclusive a potiguar, praticamente desconhece o negro e pouco aborda o indígena.  É tempo de nossas escolas fazerem o devido resgate.  E que bom que temos voluntárias de tão alto nível a contribuir com isso; e escritoras como Drika Duarte, que trazem, em sua poesia, um canto, um lamento e um grito de denúncia.  







P.S.: O Potigraffiti trará a seguinte temática "Nossa história, nossa cultura: Indígena e afrodescendente"  e acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro.  O evento contará com a presença de mais de 70 artistas de 20 estados e traz a proposta de divulgar as linguagens urbanas em mais de 350m de muro da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes.


Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato