Nestor Lima celebra a Semana Nacional do Livro com justas homenagens
08:47:00Rio de Leitura Uma das melhores estratégias para se fazer leitores é promover o encontro destes com escritores.
A Biblioteca Escolar Ariano Suassuna sabe bem disso. E trouxe não apenas um, mas três escritores para este encontro: Francisco Martins, Ana Cláudia Trigueiro e José Acaci. E, embora tenhamos clareza da individualidade do ato de ler, sabemos que a leitura compartilhada ante seus autores tem uma dimensão incrível.
Dia 24 de outubro, durante a Semana Nacional do Livro, meninos e meninas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Nestor Lima tiveram contato com aqueles que trabalham as palavras com arte e fizeram perguntas sobre seus processos criativos, seus compromissos e suas obras publicadas. E o que se torna marcante é a oportunidade que cada um dos escritores teve de partilhar com os outros a singularidade do seu texto, a sua caligrafia emocional, a sua escrita pessoal, enfim, a sua visão poética do mundo.
A biblioteca estava plena de flores e nela desabrochavam os leitores em formação, que leram excertos dos autores presentes.
Para coroar a manhã, a reinauguração da Praça da Leitura, tendo como patronesse a assessora do Projeto Rio de Leitura, Aracy Gomes, uma justa homenagem à madrinha da Confraria de Leitores, que acontece na instituição. Aracy recebeu das mãos da mediadora de leitura, Gilvanete Nunes, uma placa em honra à sua contribuição.
Uma manhã de muitas alegrias e bom mesmo é saber que as flores permanecerão abertas no Nestor Lima. Como bem disse Castro Alves, um dos últimos grandes poetas do Romantismo no Brasil, "A praça é do povo. Como o céu é do condor.". Que os meninos de Passagem de Areia alcem alto voos.
3 comentários
Que lindo! Parabéns Araci, uma homenagem muito merecida!
ResponderExcluirO Rio de Leitura sente-se privilegiado em tê-la na assessoria!
ExcluirParabéns.
ResponderExcluir