UBE; União Brasileira de Escritores; Literatura Potiguar

UBE celebra aniversário com coletânea de contos e crônicas e homenagens

17:07:00Rio de Leitura

          O professor que ensina a ler - o mediador de leitura - é, também ele, um leitor, uma pessoa para quem a leitura é intimamente primordial.  Sendo assim, participar, intensamente, de formações que possam ampliar seu repertório literário e ajudar a construir estratégias de mediação de leitura em seus locais de trabalho, a saber, as bibliotecas escolares, é imprescindível.

          Dia 1º de Outubro, no mês que se convencionalmente se celebra a criança e o livro, a União Brasileira de Escritores (UBE), a mais antiga associação de escritores do Brasil, celebrou seu sexagésimo ano de existência com a concretização do primeiro verbete da organização: "união".  Mais do que mero simbolismo, uma agremiação que aproximou os intelectuais e artistas da palavra em prosa e verso e seus leitores. 

         Gregários que somos, o Rio de Leitura lá estava na discussão sobre a primeira escritora de literatura infantojuvenil do Rio Grande do Norte, Nati Cortez, com Ana Cláudia Trigueiro, Jania Souza e Salizete Freire; na homenagem a Antônio Francisco, com José Acaci, Rosa Regis e Tonha Mota; sobre o Escritor na Terceira Idade, com José de Castro, Marcos Campos e Tereza Custódio.  No turno vespertino, ouvimos sobre A Mulher na Literatura Potiguar, com as escritoras Flauzineide Moura e Rejane Souza; sobre a Política Editorial do Estado do RN, uma mesa com os editores Carlos Fialho, Cleudivan Jânio e Aluísio Azevedo; e, no último painel, um diálogo sobre o Cenário da Leitura no Brasil, com Cláudia Santa Rosa e Eduardo Gosson, presidente da UBE.








          E, para gratidão de todos os que fazem o projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura" e a cidade que representamos, recebemos, com alegria, um Certificado de Homenagem Especial por parte da UBE por nossa contribuição em prol da literatura. Uma honra que nos motiva a prosseguir!




P.S.: A UBE foi criada em 17 de janeiro de 1958 com o objetivo discutir políticas públicas referentes à literatura. Com sede no Recife e em São Paulo, hoje conta com 1.300 escritores associados.

Você também pode gostar de

1 comentários

  1. Encontro maravilhoso! A cultura é libertadora! Gratidão por momentos lindos! Parabens Angélica! Você é luz!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato