Instiituto Pro-livro; Prêmio Retratos do Brasil; IPL

Parnamirim tem a melhor Biblioteca Escolar do Brasil: Escola Brigadeiro Eduardo Gomes recebe o Prêmio IPL

17:46:00Rio de Leitura

          Em 2010, éramos um olho d’água: sem espaços destinados para bibliotecas, sem desenhos de relevo postos por leis, sem professores/comandantes dos convés e pouquíssimos livros. Até que o Senhor das dimensões nos moveu em nossos destinos e seguiu-se uma bela história entre as rochas.  

          Em 2012, já contávamos entre as dez melhores experiências no tocante a promoção da leitura no 7º Prêmio VivaLeitura pelo MEC/MInC. 

          Em 2014, éramos ‘Município Leitor’, título garantido pelo Instituto Natura e fazíamos nossa própria força.  Em corredeira avançamos e, em 2017, mais uma láurea: um dos dez melhores em todo o país, de acordo com o Instituto Nacional Pró-Livro (IPL). 

          Em 2018, recebemos o reconhecimento como o segundo melhor programa de incentivo à leitura junto a crianças de jovens de todo o Brasil: título dado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O ritmo regular faz revolutear mares de leitura.

          No ano de 2018, na terceira edição da premiação Retratos da Leitura, do Instituto Pro-Livro ficamos como o melhor projeto como redes de bibliotecas.  

          E, em 2019, quando o regulamento do Prêmio IPL não nos permitia mais a inscrição, o projeto que ultrapassou gestões e permanece a fluir é representado pelo projeto "Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola" desenvolvido pela Biblioteca que leva o nome do poeta Vinícius de Moraes, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, o reconhecimento como a melhor Biblioteca Escolar do país, dado pelo escritor patrono Pedro Bandeira, concorrendo com bibliotecas públicas, comunitárias e escolares de todas as regiões do Brasil.  A professora Maria José Pinheiro, mediadora de leitura do turno matutino, já profetizava a vitória, quando, em 2018, escreveu para sua terra de adoção, Parnamirim:

Permitam-me versar sobre um rio
Não é o de Quintana ou Bartolomeu
É um rio tão meu
Lembranças de uma infância
Guardadas no coração
Ao recordar ele acelera
Arrebata a minh’alma
Bebi e banhei-me nesse rio
Riqueza da minha terra querida
Que já nem existe mais
Quisera Deus que o seu rio
Banhasse a minha vida
Sinto ele também meu
As águas torrentes da sua história
Beleza e bondade do seu povo
Encantou, abraçou, acolheu

          Lemos, em alta voz, nas últimas cinco premiações nacionais e, enquanto houver fôlego, repetiremos os versos de Adélia Prado: "Louvai ao Senhor, livro meu irmão, com vossas letras e palavras, com vosso verso e sentido, com vossa capa e forma, com as mãos de todos que vos fizeram existir. Louvai o Senhor".








Você também pode gostar de

1 comentários

  1. Que lindo e maravilhoso reconhecimento! Parabéns a todos que fazem a Escola Brigadeiro Eduardo Gomes! Parabéns a MariaJose e Lucia e a todos que vivem a realidade que a Biblioteca Escolar Vinícius de Morais faz fervilhar dentro e fora da escola! Muito Feliz pelas mediadoras, pelo Projeto delas e pelo Projeto Rio de Leitura! Parabéns! 💐👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato