Rio de Leitura caminha, junto conosco, com a Unesco e o Itaú Cultural, por um Brasil leitor
07:35:00Rio de Leitura"Em todo o Brasil é possível encontrar iniciativas que buscam reconstruir os caminhos perdidos pela falta ou ineficiência de uma educação de qualidade e inclusiva, que garanta sustentabilidade cultural e crítica aos seus cidadãos. Em escolas, bibliotecas de acesso público, associações de moradores, praças, igrejas e outros tantos espaços promove-se a leitura através de projetos que se mantém pela insistência daqueles que acreditam que a leitura é um direito e pode estar na base da transformação que esse país precisa.
Convictos de que há um país que lê, e que essa leitura é diversa, múltipla, fomentada há muitos anos por iniciativas de vários extratos sociais, batizamos esta pesquisa de O Brasil que Lê. O nome, que busca realçar o trabalho desses milhares de mediadores de leitura, não é inédito, está na fala e nos atos de todos e todas que fazem esse grande movimento pela formação de leitores.
O Brasil que Lê é uma pesquisa que reúne em parceria o Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho Consultoria para uma ação de mapeamento e análise de projetos de formação de leitores e mediadores em todos os estados brasileiros. O objetivo é dar visibilidade a ações que estão (re)construindo o tecido social brasileiro através da leitura e da cultura, resgatando histórias e vidas, compartilhando conhecimento e apoiando decisivamente o estabelecimento de novos patamares para a formação continuada de leitores no país.
É com muita alegria e orgulho que te entregamos o certificado. Com mais de mil projetos inscritos e o seu foi um dos contemplados, parabéns! Obrigada por fazer parte dessa pesquisa tão importante e por fomentar a leitura de maneira excelente e notável. Vamos continuar caminhando juntos por um Brasil leitor."
Obrigada.
Atenciosamente,
O Instituto Itaú Cultural, o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e a JCastilho Consultoria
E eu respondo repetindo as palavras de Adélia Prado: "Louvai o Senhor, livro meu irmão, com vossas letras e palavras, com vosso verso e sentido, com vossa capa e forma, com as mãos de todos que vos fizeram existir, louvai o Senhor."
1 comentários
Parabéns!!!!!
ResponderExcluir