Alunos do Carlos Alberto caminham pelas "Ruas Cascudianas" com Francisco Martins

12:15:00Rio de Leitura

"Por acaso você já teve a curiosidade em saber em quais ruas de Natal morou Câmara Cascudo? Hoje Natal tem duas artérias com o nome dele. Por que? O poeta Mané Beradeiro desde 2019 que tinha o desejo de escrever um cordel sobre isso, e, finalmente, na semana passada o poeta  ultimou o cordel "As Ruas Cascudianas", começado em dezembro de 2020 e retomado em fevereiro de 2021."

          A assertiva acima foi escrita pelo pesquisador potiguar Francisco Martins e foi a base para o trabalho desenvolvido na Escola Municipal Cívico-Militar Carlos Alberto pelas professoras de Língua Portuguesa, Solange Lima; Josina Costa de Matemática;  e pela mediadora de leitura Erlane Silva.  Como todo projeto que se abraça junto, passos largos foram dados pelos alunos do 8º ano A da instituição para caminhar na direção da grandeza de Câmara Cascudo.

          No dia 27 de outubro, com uma atenção e envolvimento admiráveis, os adolescentes leitores ouviram sobre a vida e a produção acadêmica do folclorista, que escreveu cerca de 200 livros e tem mais de 2000 escritos espalhados pelo mundo.  Também ouviram sobre sua Infância marcada pelos brinquedos livros, o que o fez respeitável.  Em companhia do também cordelista José Acaci, Martins ministrou uma verdadeira aula sobre as sílabas métricas do gênero e outras peculiaridades do cordel.  A próxima etapa do projeto será a visita ao Instituto Ludovicus o que, certamente, tornará ainda mais inesquecível a memória de Câmara Cascudo.  







Você também pode gostar de

1 comentários

  1. Foi lindo e fiquei muito feliz em ver alunos tão interessados em cordel. Obrigado pela presença de vocês, Angélica e Acaci, que viveram este momento comigo.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato