Entrevistas Literárias

Entrevista da Secretária de Educação Vandilma de Oliveira
ao Jornal Rede Potiguar de Escolas Leitores

1) O município de Parnamirim tem se destacado no trabalho de formação de leitores, qual a análise que faz das ações desenvolvidas?

          R: O estabelecimento da parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim com o Instituto de Desenvolvimento da Educação e Instituto C&A foi fundamental para que estejamos a colher todos estes resultados. Nesse contexto, também é válido ressaltar a importância da visão gestora em âmbito municipal – uma das minhas primeiras preocupações, até mesmo antes de assumir a pasta da secretaria, foi a percepção da necessidade da revitalização da biblioteca pública municipal e as demais ações ligadas a questão da leitura, entendendo, assim, a importância da questão. Ter sido uma criança com um ouvido sensível à poesia, habituada na cidade de Rafael Fernandes a ouvir trovas pelos amigos do meu pai – algumas delas proibidas, certamente é um fator que me faz privilegiar e entender a importância da leitura nos seus vários gêneros. Posso também eleger como um fator que contribuiu para o crescimento de Parnamirim nos polos 13, 14 e 15 a qualidade da equipe responsável pelo projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, todos leitores , defensores e amantes da literatura.

2) Que orientações daria para os municípios que desejam trilhar o mesmo caminho?

          R: É óbvio que, para enfrentar um problema histórico no nosso país, que remonta desde os primórdios de nossa colonização, não existem fórmulas mágicas, nem conselhos infalíveis. Mas as respostas passam, além de dar condições de acesso aos bens materiais, aqui no caso, o objeto livro, passamos, também, pela formação do elemento humano responsável pela promoção da leitura. Refiro-me aqui ao professor mediador, presente nas bibliotecas escolares e salas de leitura de nossas instituições. 


3) O que mais chamou atenção, que impactos e resultados poderia citar?

Atualmente é grande a mobilização em favor da literatura em Parnamirim; perseguimos a máxima lobatiana de construir nossa cidade com “homens e livros”. Através desse esforço, hoje temos profissionais leitores, com consciência do seu fazer; nossas escolas tem suas bibliotecas abertas e em pleno funcionamento, os vários eventos realizados durante o ano de 2011 (a visita do editor Cortez, vários atos literários em praças públicas, a adesão ao Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores) integraram a comunidade ao projeto. Os livros, antes confinados dentro de armários, hoje estão nas mãos de nossas crianças, e elas mediando leituras em praças, postos de saúde, centros infantis, o que trouxe uma grande valorização dos espaços de leitura. Não posso deixar de mencionar o suporte técnico que os parceiros – Instituto de Desenvolvimento da Educação e Instituto C&A – tem proporcionado para a concretização das ações.



4) E para o futuro, quais as perspectivas?
R: Se ter livros nas mãos e tempo para lê-los é condição inicial para formar leitores, temos muita esperança de formar um exército de cidadãos que leem, acabamos de realizar uma aquisição de 10 (dez) tendas totalizando 18500 livros de literatura para equipar nossos espaços de leitura. A Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley, em processo de reestruturação, será o centro das ações do projeto e, já no início de 2012, retornaremos as ações do projeto com uma ampliação para todas as escolas do Ensino Fundamental. “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, o título que a equipe agregou ao projeto, faz sentido, uma vez que, há um movimento crescente na direção de fazer acontecer essa máxima. Desta forma, entendemos que ações essas será um salto em direção a promoção da leitura literária nas escolas em que o projeto contempla.






Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato