Formação do mês de novembro testifica mudanças positivas no comportamento leitor dos mediadores

10:01:00Rio de Leitura

          Em situação de privilégio, o professor mediador de leitura tem a possibilidade de fazer fluir o texto literário em posição completamente ativa.  Ora, se o livro possui – conforme a teoria de Umberto Eco - na sua essência, um tanto de incompletude, a ser pleno apenas no ato da leitura, e se o mediador é aquele que preencherá tal lacuna, há que se admitir que a missão de propagar a leitura é por demais enérgica e fervorosa.

          A partir desta premissa, o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura”, na formação do mês de novembro de 2012, neste último dia 20, utilizou o “Roteiro de Leitura Pública”, elaborado pela Pingo é. Letra para o Instituto Ecofuturo.  Os professores presentes – em número considerável - tiveram a oportunidade de aliar aspectos teóricos do material com a mediação prática de livros no formato de pequenos seminários.

          Lutando contra ideias de leitura ligadas apenas a escolarização, para os grupos foi dado o seguinte desafio: a partir da mediação da leitura de uma obra, o grupo analisava a importância de recursos como a modulação da voz, silêncios e retomadas, simplicidade e proximidade.

          A condução das reuniões de formação acontecidas em Parnamirim, e sua consistência, é um forte indício que comprova que há uma mudança positiva no comportamento leitor do professor mediador em curso. É perceptível como nosso corpo docente está a somar esforços no sentido de avançar na relação com a palavra escrita.

Estudo em grupos do material do Ecofuturo...


...para posterior aapresentação.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato