Uma história de leitor (em construção)

06:45:00Rio de Leitura


        Nos anos 50, ao definir a criança como seu público-alvo, Monteiro Lobato já se antecipava nas teorias literárias e dizia que a construção de uma base sólida para um adulto leitor se dá na infância, através do contato com as histórias contadas pelos adultos e da intimidade com os livros.

No século XXl, a Escola Municipal Íris de Almeida, dentre tantas narrativas de leitores que se fazem, trouxe-me a história da pequena Viviane Rodrigues.  O que seria mais uma daquelas cartas dirigidas à figura lendária do Papai Noel, tornou-se em um enredo que me comoveu.

        Segue o conteúdo da epístola:

Parnamirim, 24 de outubro de 2012.

  Querido Papai Noel,

          Estou muito feliz por escrever para você, eu gostaria de ganhar um presente muito especial, um presente que vai ficar na minha mente, que nunca vai sair de lá.  Um livro que sempre está de portas abertas pra você, que ele sempre te entende, que ele te faz viajar nele, um livro de Salizete Freire.  Eu gosto muito de todos os livros dela, mas o que eu mais gostei é “Tudo Vira Outra História” de Salizete Freire, ilustrações de Cris Eich.  Ficarei muito feliz se ganhar esse livro.

          Dois meses depois, no dia 6 de dezembro, no encerramento oficial das ações do projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura", vem Salizete Freire para o lançamento do livro “Tudo vira outra história”.

         E aí se deu o encontro da menina leitora com a escritora.

        Ambas amantes da literatura...  Ambas leitoras em construção...

Viviane ganhou o livro, autografado, mas o fim desta história ainda não se deu, nem se dará, porém já são felizes para sempre - leitora e escritora...




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato