Lugar de Criança é na Biblioteca!

08:00:00Rio de Leitura



“Menino que vai pra feira
Vender sua laranja até se acabar
Filho de mãe solteira
Cuja ignorância tem que sustentar
[...]
Compra laranja, laranja, laranja, doutor
Ainda dou uma de quebra pro senhor!”

(“O Menino das Laranjas” – Théo de Barros, música interpretada por Elis Regina)


          A canção, eternizada na voz da considerada ‘a melhor cantora de todos os tempos’ por alguns críticos musicais, trouxe à luz a história do menino que, diariamente, acorda cedo para vender frutas e ajudar a família no sustento do lar.  A composição é de 1965 e, quase 50 anos depois, o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” coopera com uma ação encabeçada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) para denunciar o problema que ainda, infelizmente, persiste nos dias atuais.          

          E que arma pode ser mais eficaz para trabalhar com as subjetividades que a literatura?  Até mesmo para provocar os  sentimentos de dor adormecidos de forma que reorganize e transforme nossas percepções erradas sobre o problema.

          O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi o tema da ação desenvolvida em praça pública, no Bairro de Santos Reis, neste último dia 27 de junho.  O projeto levou a Tenda Literária e os alunos Márcio César e Maysa Oliveira da Escola Municipal Eulina Augusta, que partilharam leituras várias com adultos e crianças presentes. 




Mediação de leitura em praça pública
  

     
          Incrível perceber como a população motiva-se à leitura, quando lhe é dado esse direito.  Não apenas crianças, mas funcionários das demais secretarias, idosos e parnamirinenses em geral paravam e ... liam!


         


           Lugar de criança não é nas feiras, casas de farinha, pedreiras, lixões, semáforos e matadouros.  Lugar de criança é na biblioteca, em meio aos livros.  Os mediadores mirins comprovam isso!



Secretarias se unem no combate do problema.



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato