Crianças da Escola Maria Saraiva conhecem "Vaqueiro Leitor" no Museu do Vaqueiro

14:47:00Rio de Leitura

          O famoso poeta popular Patativa do Assaré narra, em suas poesias, sua lida enquanto filho de pequenos proprietários de terras rurais do sertão nordestino.  Em seus textos, viajamos para o roçado, quando Patativa aboiava a porteira do curral e lamentava a morte da sua vaca “Estrela” e do seu boi “Fubá”, gemido cantado até os dias de hoje por diversos e diferentes cantadores..

          Crianças da Escola Municipal Maria Saraiva, neste último dia 14 de agosto, também viajaram pelo tempo e pelo roçado ao visitar o Museu do Vaqueiro, na Fazenda Bomfim, zona rural de São José de Mipibu.  A iniciativa da biblioteca escolar oportunizou aos leitores do Bairro Bela Parnamirim o diálogo com a música, a história e a arte contemporânea ligada ao personagem 'vaqueiro', e, sobretudo, com a literatura.


            O livro escolhido para a mediação neste lugar especial foi "Uma Boa Cantoria", de Ana Maria Machado.  Em um cenário cheio de encantamento, e com os personagens 'presentes', as crianças ouviram uma daquelas histórias do tipo 'conta de novo', através da professora mediadora de leitura Marlizete Ricardo e do guia Pedro, e também passearam pelas poesias expostas no museu compiladas por Câmara Cascudo e escritas por Manuel Bandeira, Oswaldo Lamartine, dentre outros.

Personagens que 'saíram' da obra de Ana Maria Machado leram para as crianças

         Um daqueles dias em que crianças chegaram em casa com um monte de histórias por contar... E se é no universo infantil que se forjam os adultos e residem as mais brilhantes memórias, estes meninos e meninas, ainda tão pequenas, do 1º ano da Escola Maria Saraiva, terão guardadas sentimentos, fatos e pensamentos para que, quem sabe, um dia, virar, de novo, poesia.

Memórias que ficarão...


Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato