Mentoria na "Odisséia" de Parnamirim: mediadores de leitura cooperam com os recém chegados no projeto
14:49:00Rio de LeituraNa verdade, a figura do mentor tem suas origens na literatura. No clássico "Odisséia", um dos principais poemas épicos gregos, escrito por Homero, o protagonista Ulisses confiou a guarda de seu filho Telêmaco ao seu melhor amigo, Mentor, antes da sua partida para a guerra de Tróia. Mentor, então, ficou responsável por ensinar, não somente os ensinamentos dos livros, mas também do mundo, preparando-o para, possivelmente, assumir o papel estratégico do pai no comando de suas terras, caso não retornasse.
A partir desse conceito, escolas mais experientes tem sido local para mentoria quando mediadores de leitura recém chegados precisam visualizar o trabalho sendo desenvolvido na prática. Instituições como Homero de Oliveira Dantas, no Bairro Boa Esperança, Cícero de Souza Melo, no Bairro de Santa Tereza e Maura de Morais Cruz, em Emaús, através de seus representantes presentes na formação continuada desde o ano de 2010 e com projetos consolidados na área de promoção da leitura, tem sido referenciais para as demais escolas leitoras.
Nosso louvor às professoras, sábias e fiéis, Naide Mendes, Marlizete Ricardo e Juscely Confessor, que dentre tantas heroínas mentoras da “Odisséia” atual, tem ofertado apoio e encorajamento e sugerido alternativas para a conquista de novos leitores no município de Parnamirim, nessa narrativa que temos construído juntos.
Profª Marlizete Ricardo (Escola Cicero Melo) |
Profª Naide Mendes (Escola Homero Dantas) Profª Juscely Confessor (Escola Maura de Morais) |
Estrangeiro, os sonhos são verdadeiramente confusos,
1 comentários
Esse momento de compartilhar experiências tem sido enriquecedor para todos os mediadores que estão chegando.Agradeço a Deus por esses mentores estarem dispostos a nos ensinar.
ResponderExcluir