Rio de Leitura, 14 de outubro de 2013

11:15:00Rio de Leitura


         


          Caros ‘guardiões do templo’...

       
          Segundo ministração da Profª Marly Amarilha, coordenadora do Seminário de Educação e Leitura,  com a democratização do livro e da leitura, “não desejamos produzir poetas, apenas pessoas sensíveis”.

          É isso mesmo!  O conhecimento adquirido, nestas quase 30 horas de ministrações, só terá valia quando for compartilhado.  E eu sei que será!  Em cada conto, cada romance, cada fábula, enfim... cada livro ou trecho dele lido, vocês terão, então, a oportunidade de assumir a postura ampla como educador comprometido que somos.

          Meu ‘orgulho’ pelo trabalho que desenvolvem, sai aos borbotões!  E, mesmo que piegas pareça, declaro meu amor por este trabalho e por vocês, amados semeadores que 'mandam o povo pensar'.

          Mais do que saberes acumulados, um compromisso com o futuro de cada menino e cada menina que mora na cidade de Parnamirim.  Cada vez mais estou certa que a arte da palavra –             a literatura – materializada nos livros, causando prazer aos sentidos, pode fazer toda a diferença na vida de muitos.

Louvai ao Senhor, livro meu irmão, com vossas letras e palavras, com vosso verso e sentido, com vossa capa e forma, com as mãos de todos que vos fizeram existir. Louvai o Senhor”.  Adélia Prado

          E, nesse seminário que participamos, entre os dias 11 e 14, exercício desinibido de nossa curiosidade, também nos aproximamos, o que foi para mim bastante agradável.  É a literatura, também, um instrumento de interação social.

          Um agradecimento especial à minha amiga-irmã Aracy Gomes, que, plena de leveza e sabedoria, traz uma cooperação, na lida do cotidiano, sem igual.  Seus sábios conselhos são imprescindíveis, para mim, nesta caminhada.

          É certo que há muitas emendas, consertos e acrescentos em nosso fazer, mas alegra-nos saber que estamos no caminho certo, fazendo de Parnamirim uma cidade de leitores.  Que não seja, em nossa cidade, negado ao leitor o direito ao tempo dedicado à literatura.  Nunca mais!

          Entre tantos simpósios, grupos de trabalhos e palestras, percebemos quão grande é o desafio daqueles que medeiam a arte.

          Concluo, inebriada de emoção, agradecendo ao Pai das Luzes, grande interessado em tirar-nos das trevas da ignorância, e recontando a narrativa socializada pelo Profº Antonio Pereira (UFRN),  na última quarta-feira (13):

“Um duplo mineiro - natural de Minas Gerais e trabalhador em jazidas, foi a uma biblioteca e escolheu, para sua leitura, o clássico de Dante Alighieri, “A Divina Comédia”.  
A bibliotecária, estranhando o pedido de empréstimo da obra épica, perguntou se não gostaria de levar um outro livro.  O mineiro disse que não, sem olhar nos seus olhos, 
com uma timidez típica à sua naturalidade e profissão.  
Quinze dias depois, retorna e pede renovação do empréstimo por mais quinze dias.  
E depois mais quinze.  Ao retornar,  a funcionária, curiosa por saber sobre a experiência 
(ou não-experiência), perguntou se havia apreciado a obra, 
pelo que declarou, desta feita, fitando em seus olhos:
- ‘Se eu tivesse lido esse livro há anos atrás, eu não teria sido mineiro, eu teria sido eu mesmo.”

       
          Com esperança...

          Angélica Vitalino


Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato