Escola Enedina promove Piquenique Literário no Museu do Vaqueiro

10:25:00Rio de Leitura


“...O sertão...
O cheiro de água que nos desertos também cheira.  
O da terra molhada, do curral, da lenha queimada e de cada flor.”

                                                       Oswaldo Lamartine

 

         Desde sempre, o tema do regionalismo invadiu a literatura  Povoado por cangaceiros, pelas guerras e lutas no sertão, pela caatinga e vaquejadas, pelos engenhos, os assombramentos do interior, elementos vários comuns ao homem do campo, tais livros invadiram as prateleiras.  O sertanista Oswaldo Lamartine, detentor da cadeira de número 22 da Academia Norte-rio-grandense de Letras e autor de importantes obras da literatura potiguar, escreveu sobre o tema, com maestria.  Um outro bom exemplo disto é o clássico “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa - o único livro brasileiro a integrar a lista dos cem melhores de todos os tempos do Clube do Livro da Noruega.

          Neste último dia 26 de março de 2014, a Escola Municipal Enedina Eduardo do Nascimento, durante todo o dia, visitou o Museu do Vaqueiro na zona rural de São José de Mipibu e entrou em contato com a literatura de temática rural.


          Encantados com a beleza do local, meninos e meninas do ‘rio pequeno’ promoveram um “Piquenique Literário” e compartilharam suas leituras em meio a uma paisagem rural, ainda pouco desconhecida aos pequenos da zona urbana.  Com as crianças sentadas em uma grande tapete ao chão, as crianças leram "Poesia na Varanda" de Sônia Junqueira, "Bagunça e Arrumação", de Marilia Pirillo, dentre tantos outros.  Certamente um dia que ficará guardado na memória desses pequenos leitores.



Criança lê para os demais...


... em meio a uma paisagem campestre...
... e todos visitam a biblioteca do proprietário Marcos Lopes.




Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato