Literatura de manhã, de tarde e a noite também!

04:29:00Rio de Leitura

          
          A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma tarefa tão importante e tão complexa que exige uma ação efetiva por parte de todos: educadores e sociedade. Nenhuma contribuição pode ser dispensada para tão nobre e sofisticada tarefa de afirmar o direito à educação àqueles que não a tiveram no seu devido tempo.

          Sendo assim, o Projeto “Parnamirim, um rio que flui para o mar da leitura” acabou de assumir tal modalidade como um desafio a mais. É a leitura de literatura nos três turnos de nossas instituições!

          Em reunião com coordenadores e gestores do turno noturno, neste último dia 24 de março de 2013, na biblioteca escolar da Escola Municipal Augusto Severo, a equipe do projeto junto a coordenadora Vanda Maria e demais coordenadores apresentaram uma proposta de trabalho de forma que inclua estes alunos, tão especiais que já trazem uma bagagem cultural e uma vivência ainda mais ampla.



Cordelista José Acaci apresentou sua mais nova obra e o projeto "Cordelando na EJA"


Gestores, coordenadores e mediadores de leitura do turno noturno

          O projeto deverá se abrir para incorporar a pluralidade destes novos sujeitos ainda vistos, por algumas vezes, de forma desvalorizada pela cultura escolar e pelos currículos tradicionalmente oferecidos.

          Dar a esses jovens e adultos a possibilidade de acesso à leitura literária é, sem dúvida alguma, uma possibilidade de colocá-los em contato com um capital cultural de excelência, uma vez que, para a maioria desses alunos, tais bens não estiveram disponíveis no primeiro campo de socialização, que é a família, e não puderam ser explorados ao longo da vida.  A leitura literária fará um bem sem medidas a eles!



Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato