Literatura para todas as idades

07:52:00Rio de Leitura


          Dizem que é na infância e na velhice que imperam os maiores desafios.  Esses que passam por grandes transformações - aparentemente separados - poder ser unidos ante o poder que reside na literatura.
  

A Caminhada Literária no bairro de Passagem de Areia
          
          Neste último dia 10 de abril de 2014, antecipando-se às comemorações da Semana Nacional da Leitura, as escolas do polo 4, reuniram-se para uma Caminhada Literária que culminou com uma Leitura Pública no Centro de Saúde do Bairro de Passagem de Areia.

          Porque todos tem, segundo o digníssimo estudioso da literatura, Antônio Cândido, necessidades básicas como, por exemplo, alimentação, saúde, educação, lazer e... à literatura!  E esses direitos devem ser respeitados!

          Sem rigidez das faixas etárias leitoras – porque isso não existe! – desde Sr. Antônio Francisco, aluno da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Augusto Nunes, que leu “A Casa que a Fome Mora”, de autor homônimo, até a pequena Alice Figueiredo, de apenas 6 anos, que leu "Pêssega, Pêra, Ameixa no Pomar", de Janet e Allan Ahlberg, da Escola Municipal Luzanira Maria, participaram, com igual desenvoltura, diante dos pacientes do posto.  E outros, muitos outros das Escolas Nestor Lima, Manoel de Paiva, Antônio Basílio, Maria do Céu, Maria Saraiva realizaram mediações de leitura para o público em geral.  Parabéns a articuladora do polo 4, Maria do Céu, pela grande mobilização!



A pequena leitora Alice e...
... o experiente Sr. Antonio Francisco lendo para os pacientes do postinho.

        Dentre tantos ouvintes, um pôde compartilhar um pouco de sua história de vida.  Sr. José Santana, de 74 anos, disse, que aos oito anos, estava a "pelejar na roça", mas que sua vontade era de ler!


Sr. José Santana ouve poema de Lenice Gomes através da Profª Aracy

        Porque, como aconteceu em outras ações similares (veja o exemplo do Irene Soares em "A Literatura e seu valor terapêutico", acreditamos que os livros podem contribuir socialmente interferindo e contribuindo para que locais como postos de saúde sejam mais que um espaço de tratamento de doenças: que possam transformar-se em ambientes de lazer e bem-estar físico e mental (por que não?). E para todas as idades!

          Impossível não se emocionar!

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato