Manoel de Paiva promove "Passagem Literária" na Semana Nacional da Leitura

07:08:00Rio de Leitura


"Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
(trem de ferro, trem de ferro)"

Manuel Bandeira

          A brincadeira, feita pelo importante representante da literatura brasileira, com o verso "Café com pão", talvez tenha sido a inspiração para a Escola Municipal Manoel de Paiva neste último dia 15 de abril.  Mas não apenas essa obra. "Convite", de José Paulo Paes, "Poesia na Varanda", de Sônia Junqueira e outros textos foram distribuídos, nos quarenta minutos da viagem, na linha férrea entre Parnamirim e Natal.



A personagem lê a obra de seu autor Monteiro Lobato

          No comboio, na primeira viagem da manhã, estavam alunos e professores instigados pelas maquinista mediadora de leitura Jarlene Carvalho,  durante a “Passagem Literária”, ação promovida pela escola no mês em que se celebra a Semana Nacional da Leitura.



Os passageiros atentos à leitura das crianças


         Entre embarques e desembarques nos 17 quilômetros que separam as duas cidades, as crianças leram trechos literários para os passageiros que, boquiabertos, ouviram e elogiaram a iniciativa.   Era Monteiro Lobato para aqueles que subiam na estação Cidade Satélite, Cecília Meireles na estação de Pitimbu, Hailton Mangabeira - escritor cordelista presente durante a ação - na Ribeira; enfim, literatura que quebra a rotina daqueles que, diariamente, precisam utilizar o transporte coletivo.  

          Para aqueles que democratizam a literatura durante a Semana Nacional da Leitura e em todas as demais semanas do ano, nossos parabéns!



E um leitor se faz!
 
Jornalista da InterTV Cabugi cobre a matéria




       

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato