"O Ilustrador Viajante", com Roger Mello, no 10º Seminário Potiguar Prazer em Ler
09:18:00Rio de Leitura
A mais antiga e prestigiada honraria da literatura infantojuvenil mundial, o prêmio Hans Christian Andersen foi oferecido para o brasiliense Roger Mello, durante a Feira do Livro de Bologna. Primeiro brasileiro a vencer na categoria ilustração, ele é conhecido pelo trabalho como autor de belíssimos livros-imagem, títulos sem texto cujas histórias são conduzidas apenas por ilustrações. Com vários trabalhos premiados, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Sobre sua obra, que inclui 'Meninos do Mangue' e 'João por um Fio', o júri afirmou que permite "explorar a história e a cultura do Brasil sem subestimar a habilidade da criança de reconhecer e decodificar fenômenos e imagens culturais", permitindo que sejam "guiadas pela imaginação". A japonesa Nahoko Uehashi foi a escritora premiada pelo prêmio bienal, que já consagrou Lygia Bojunga e Ana Maria Machado em 1982 e em 2000.
Roger Mello estará presente no 10º Seminário Potiguar Prazer em Ler, no dia com o diálogo: "O Ilustrador Viajante", sob a coordenação da escritora potiguar Salizete Freire Soares (SEEC/RN).
0 comentários