"Professor Leitor, Alunos Leitores", com Eliana Yunes, no 10º Seminário Potiguar Prazer em Ler

09:01:00Rio de Leitura


Fonte: www.blogacesso.com.br, acessado em 05 de setembro de 2016

Aproxima-se o Seminário Potiguar Prazer em Ler, na sua 10ª edição.  Uma das estrelas de nosso evento será a palestrante Eliana Yunes, com seu diálogo: "Professor Leitor, Alunos Leitores". mesa coordenada por Raimundo Muniz, da Biblioteca Zila Mamede (UFRN). 



          Eliana Yunes possui graduação em Filosofia e Letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Linguística pela Universidade de Málaga (1976), em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do RJ (1986), com pós-doutorado em Leitura pela Universidade de Colônia (1991). Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.e professora visitante em diversas universidades brasileiras e do exterior. Criou pra a Biblioteca Nacional, o Programa Nacional de leitura (Proler) é assessora do Cerlalc/Unesco e comparte a direção da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil.

Qual o papel da leitura literária na formação do indivíduo?
Eliana Yunes – A leitura literária aciona imaginação, afetividade e raciocínio. Razão e sensibilidade são mobilizados simultaneamente. É o sujeito todo que se comove para entender o outro e, assim fazendo, entender-se a si mesmo. A literatura é a prima rica da filosofia e da lógica: ela ensina a pensar com toda a energia humana.

E qual o papel da mediação da leitura na formação do leitor?
E. Y. – Todo. O bebê torna-se humano aprendendo a comer, falar e agir como humano. Portanto, a mediação existe para tudo. Com a leitura não seria diferente. O papel dos mediadores, família, escola, mídia, equipamentos culturais é justo esse: servir de ponto de encontro com a tradição civilizadora para os que chegam à sociedade, com nossas percepções e práticas. Oferecer-se como ponte entre dois tempos porque respeita ambos é mediar a apropriação e renovação das riquezas da cultura humana, como assinalou Hanna Arendt.

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato