Edmo Pinheiro celebra o Nordeste em verso e prosa
08:13:00Rio de Leitura Temos não apenas belezas naturais! O Nordeste é repleto de poesias que retratam de forma perfeita os anseios e a cultura da região mais quente do país. Temos, também, instituições que dão gosto de ver com trabalhos sérios e com envolvimento de todos.
A Escola Municipal Edmo Pinheiro, neste último dia 17 de novembro de 2016, celebrou a prática social consagrada através dos tempos pela tradição. A gestora Ingrid Arcanjo e as mediadoras de leitura Laíse Nóbrega e Francisca de Assis, junto aos demais docentes, organizaram o IV Ato Literário "Velejando em um Rio de Leitura: Nordeste em Poesia": uma manhã de emoções onde foi possível ver como a biblioteca escolar pode ser lugar centrar para a consolidação da leitura.
E poesia popular trata sobre todo e qualquer assunto: a manhã foi palco de discussão sobre o amor na voz de Torquato Neto ('Um dia desses eu me caso com você'), das coisas do passado na forma de ver de Jessier Quirino e Manuel Bandeira ('Vou-me embora pro passado' e 'Vou-me embora pra Pasárgada'), versaram sobre o ser com Ferreira Gullar ('Traduzir-se'): o poeta explode em livros transformando em rima tudo que vê.
"Labutava assoprando os gravetos para elevar as chamas e diminuir a fumaça. Soprou sua alma, ficando a carcaça naquele sertão árido e distante." Trecho de Vidas Secas, de Graciliano Ramos foi lido e encenado diante de pais e alunos presentes.
Daquelas manhãs que se reacende a esperança na escola pública! Parabéns ao Edmo Pinheiro pela gloriosa celebração!
0 comentários