Professores Leitores formam Alunos que leem

03:17:00Rio de Leitura

Fonte: plataforma.prolivro.org.br, acessado em 10 de outubro de 2017.

          A formação leitora de crianças depende de alguns fatores que precisam ser trabalhados juntos. Além de ter contato com livros em casa, por exemplo, é fundamental que práticas leitoras realizadas sejam realizadas no ambiente escolar. E muitos professores têm cumprido esse papel brilhantemente. 

          Por outro lado, é sabido que ainda existem lacunas de diversas natureza na educação pública (infraestrutura, formação de professores etc), que impedem o desenvolvimento e a manutenção da prática leitora dos alunos. “A escola não tem conseguido formar leitores para sempre. Apesar de ler mais do que o brasileiro em geral, enquanto estudante, nossos jovens leem principalmente para cumprir com uma tarefa escolar”. afirma Zoara Failla, coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro. “Eles leem por obrigação e não porque foram despertados para o prazer da leitura. Deixam de ler quando saem da escola”, diz.

          Segundo a Pesquisa, professoras e professores têm papel fundamental como influenciadores para a leitura. Ao mesmo tempo, preocupa o fato de que 37% dos professores respondam que “gostam pouco” ou “não gostam de ler”. O levantamento indica a necessidade de professores leitores para compartilhar e indicar suas aventuras pela ficção com os alunos das escolas e das universidades.
         

Você também pode gostar de

0 comentários

Postagens mais visitadas

Imagens Flickr

Formulário de contato