Um esforço enorme colocado para que não elitizada a informação sobre o fazer leitores desde o ano de 2010. Isso é o que tem feito o Projeto Rio de Leitura: porque conquistar leitores exige envolvimento e conhecimento de causa. Vejam algumas das oportunidades ofertadas a equipe de mediadores de leitura no segundo semestre de 2017:
1º. O evento lítero-musical “(A) Vós: Fragmentos das Memórias que o vento não levou” teve, como um de seus fins, resgatar as memórias vívidas dos avós que são transmitidas às gerações mais jovens por meio de palavras e gestos, sentimentos e canções, por intermédio da literatura e aconteceu no dia 25 de julho de 2017, com a participação de crianças, professores e o poeta Manoel Cavalcante.
2º. O dia 16 de agosto de 2017 celebrou o encontro do estudante leitor com a autoria presente nos livros: uma confluência de aventuras, poesias, crônicas, reflexões e lirismos que moram dentro dos livros neste evento que se chamou “Ação Leitura”. Mil estudantes do Fundamental ll entraram em contato, no Teatro Municipal de Parnamirim/RN, com a obra e a biografia de Carito Cavalcanti, Marcio Benjamim e Carlos Fialho.
3º. Ana Maria Machado, Elma Neves de Moraes e Fábio Monteiro participam desta edição, com foco nas políticas públicas de leitura e de bibliotecas. Escritores, ilustradores, especialistas e educadores tiveram encontro marcado nos dias 21 e 22 de setembro, em Natal, durante a 11ª edição do Seminário Potiguar Prazer em Ler. Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), tendo como tema “Políticas Públicas de Leitura e de Bibliotecas: formação de leitores em questão”.
4º. Mediadores de leitura da Educação de Jovens e Adultos, no dia 17 de outubro de 2017, na Escola Municipal Augusto Severo, apresentaram seus sonhos e invenções de caminhos junto a seus coordenadores, no encontro para o 'Relato dos Mediadores de Leitura da EJA' com experiências ligadas à literatura.
5º. Aconteceu no dia 18 do mês em que se celebra a Infância, o Mestre, a Leitura e a Biblioteca Escolar do ano de 2017. Todas as crianças matriculadas no Centro Infantil Ivânia Soraia – você leu isso mesmo: todas! - puderam recuperar o contato com o que há de mais humano, nossa primeira referência de proteção, que é o colo, durante todo este dia. A proposta se replicou em muito outros centros infantis nas semanas que se seguiram: uma ideia da mediadora de leitura Gracileide Oliveira, que entrou no calendário do nosso Rio. Neste dia, apresentamos uma proposta de uma formação menos teórica e mais emocional, entrelaçada com histórias de leitores e escritores e o “Dia de Leitura no Colo”.
A tomada de consciência gerada a partir do contato com escritores e teóricos que abordam a importância da leitura literária, impreterivelmente, gera criação e novidades para as bibliotecas escolares de Parnamirim de acordo com a personalidade de cada mediador de leitura: forte, marcante, única. Todo esse crescimento terá seus desdobramentos em 2018, com muitos frutos e muitas novidades.
P.S.: Para relembrar a formação do primeiro semestre de 2017, acesse www.riodeleitura.com.br
0 comentários