7ª Sorvetada Literária homenageia Beth Campos
09:23:00Rio de Leitura “Esse ofício de rabiscar sobre as coisas do tempo”; assim Carlos Drummond de Andrade apresenta-se como escritor. O conceito a ele aplicado cabe muito bem a escritora Beth Campos.
Ao contrário do que imaginam os desavisados, Beth Campos, a mediadora de leitura, já jubilada de suas funções docentes, não inaugura-se aqui: durante muito tempo, seus textos foram generosamente doados nas redes sociais e nas instituições escolares por onde passou com uma narrativa que se fez não apenas de palavras, mas, sobretudo, não isenta de emoção doada e recebida dos seus alunos-leitores.
E a Escola Municipal João Gomes, instituição que Beth por lá passou, a teve como convidada especial, na sétima edição da "Sorvetada Literária". Como excelente profissional que é/foi, vivenciou uma pluralidade de referências no catálogo farto da literatura potiguar e universal nas bibliotecas escolares por onde passou, o que lhe conferiu o saber fazer entrelaçar as palavras de forma ímpar e tudo isso foi degustado, com leite ou frutas geladas, na ensolarada manhã do dia 27 de setembro de 2018.
No evento, as crianças do 1º ao 5 ano, competentemente orientadas por seus professores, liam textos clássicos e da homenageada com prosódia encantadora, em ambientes preparados que remetiam à sua obra. " - Eu tenho um livro!", parecia não acreditar a professora laureada pela instituição.
E a comunidade do bairro de Liberdade, junto a amigos da família e amigos mediadores que foram prestigiar Beth Campos e a Escola João Gomes, deleitou-se com a leitura dos belos e instigantes poemas da escritora que se transformaram em livro, graças ao trabalho diligente da gestora Marinalva Técia e de todo o corpo docente da escola, sabendo, porém, que há muito mais a ser lido em Beth Campos do que os rabiscos escritos nesta obra.
0 comentários